segunda-feira, 1 de agosto de 2011

BodyCom: nova tecnologia de Personal Area Network

Se alguém já jogou alguma vez Metal Gear Solid no Playstation, vai se lembrar dos PAN cards, que Snake tinha que conseguir para abrir as várias portas do complexo de Shadow Moses. Talvez muitos não saibam, mas as tecnologias de rede utilizando o corpo humano estão se desenvolvendo, e uma adição a este campo foi feita estes dias pela Microchip, com a publicação em seu site de uma introdução à tecnologia batizada por eles de BodyCom.
A tecnologia foi criada para ser uma rede de curto alcance, onde o principal meio de comunicação é o corpo humano. A comunicação é iniciada quando os dispositivos estão há poucos centímetros do corpo humano, ou quando o sensor de toque for acionado.
Qual a vantagem de uma rede que só se comunica quando há uma grande proximidade? É fácil entender como uma rede wireless pode ser útil. As vantagens do BodyCom ficam por conta da segurança, em primeiro lugar. A aplicação não precisará se preocupar bastante com segurança, pois não há tanta facilidade em se "sniffar" os pacotes de uma pessoa. Por outro lado, como a comunicação é iniciada quando o usuário tocar o dispositivo específico, ele não precisa de usar as mãos para ativar um controle ou algo do gênero (bom quando você chegar em casa debaixo de chuva e com as mãos cheias de compras, não?).
Por causa da alta permissividade do corpo humano a baixas frequências, a comunicação é realizada entre 60KHz e 30MHz. O sinal é acoplado capacitivamente pelo corpo humano usando um Amplitude Shift Key (ASK) de baixa frequência.
Segundo a Microchip, o BodyCom foi desenvolvido visando os seguintes objetivos:
  1. Consumo muito baixo, principalmente do dispositivo móvel.
  2. Resposta rápida do sistema.
  3. Comunicação estável e robusta, com detecção de falha.
  4. Campo de ação limitada (para permitir a comunicação apenas quando houver o toque da pessoa no dispositivo).
  5. Custo e complexidade baixos.
Por usar acoplamento capacitivo, sinais de frequência mais baixa possuem amplitude menor, requerendo que sinais de frequência baixa possuam amplitude maior. Além disto, o dispositivo móvel, operando a bateria, deve ter o consumo bem reduzido. Isto influenciou nas escolhas de frequências de comunicação. Assim, o dispositivo móvel recebe a uma frequência de 128KHz, enquanto transmite a 8MHz.
A Microchip detalha então como podemos implementar seu sistema de comunicações em seu datasheet de 26 páginas. É um arquivo bem completo, com todos os esquemáticos e cálculos necessários. O sistema obviamente é feito para ser usado com os microcontroladores PIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de