segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Consertando uma TV de 5" preto e branco

Figura 1. Problema apresentado

Há um tempo atrás eu vi algumas pessoas usando antigos televisores de 5" para ligar seus aparelhos e achei a ideia sensacional. Não só me pareceu algo um tanto "poético", mas eu poderia usar uma televisão destas para testar os aparelhos em bancada, já que ela é bem pequena. Assim, adquiri uma televisão rotulada como D1-13083 da desconhecida (pelo menos por mim) C.I.E.

Bem, semana passada eu resolvi tentar ajustar o leitor de meu Dreamcast e liguei o aparelho na pequena televisão. No entanto, tudo que eu obtive foi imagem embaralhada e um ruído alto (Figura 1). O som no entanto estava funcionando.

Foi assim que embarquei na aventura de consertar minha primeira televisão. Obviamente há muitas pessoas que fazem este tipo de trabalho e eu poderia simplesmente ter enviado o aparelho para alguém. Mas como mais cedo ou mais tarde eu teria que aprender a consertar estes aparelhos, por causa de minha coleção, resolvi encarar o desafio. Vou descrever aqui o que eu fiz e se, no fim das contas, eu consegui consertar mesmo este aparelho ou não. Também vou compartilhar ao final vários vídeos que me orientaram durante este meu aprendizado.

Um pouco de informação sobre o aparelho

Eu tinha pouca informação sobre esta televisão. A caixa dela dizia apenas que era da marca C.I.E. e o modelo do aparelho era D1-13083. Fiz uma busca pelos dois nomes, mas não encontrei nada. Então eu abri o televisor e vi o circuito integrado maior ( que posteriormente descobri ser chamado de CI faz-tudo), que controlava toda a lógica da televisão. Seu part number é CD5151CP e uma busca por este nome me rendeu mais frutos. Aparentemente muitos televisores de 5" possuem o mesmo circuito básico, variando na carenagem e em algumas opções como fonte de 220/110V ou 12V, etc. Depois de descobrir isto, foi mais simples encontrar um diagrama esquemático para o aparelho. O diagrama mais conhecido para estes televisores é o do televisor Lenoxx Sound TV-600, cujo projeto foi disponibilizado na rede por Edson da Silva e Nelson Duarte. Meu televisor segue basicamente o mesmo circuito, mas há algumas difeerenças em alguns pontos. Mesmo assim eu já poderia ter uma noção de como funciona o circuito e quais componentes eu deveria olhar.

Cabeamento da placa

Eu tive alguns problemas com cabos se soltando enquanto eu fazia manutenção no televisor, então achei mais seguro esquematizar todos os cabos e onde eles estavam ligados. Bem, como eu nunca mexi com televisores antes, eu não sei se há uma padronização para os conectores do tubo, por exemplo. Então eu apenas designei uma ordem dos pinos e mencionei onde cada um está ligado. Se eu por acaso encontrar a pinagem, atualizo o post.

Vou iniciar aqui dando uma visão geral da placa e dos pontos onde há ligação de cabos. Dividi a placa em áreas, onde estão concentrados os cabos, para tirar uma foto com zoom nestes pontos. Como uma das pontas do condutor "Z" está sozinho em um canto da placa, eu vou mostrar este já na visão geral, apresentada na Figura 2.
 

Figura 2. Visão geral dos cabos da placa.

A Figura 3 mostra os cabos da área 1, que estão ligados ao conector da placa de sintonia e a outras áreas da placa.


Figura 3. Cabos da área 1 da placa.

Na Figura 4, temos os condutores que estão ligados à bobina deflectora, localizado na área 2 da placa. Como o PCB não definia nome para estes condutores, eu escolhi alguns.


Figura 4. Cabos da Bobina Deflectora, área 2.

Na Figura 5 temos outra imagem, desta vez da área 3 da placa. Aqui, dois condutores que são ligados ao conector do tubo.


Figura 5. Área 3 da placa.

Na Figura 6, temos condutores diversos da área 4.


Figura 6. Área 4 da placa.

Finalmente a Figura 7 nos traz dois condutores que se originam na área 4 da placa.


Figura 7. Área 5 da placa.

Temos ainda a pinagem do Tubo, apresentada na Figura 8.


Figura 8. Pinagem do tubo.

Por fim, na Figura 9 é apresentada a pinagem da Bobina.


Figura 9. Pinagem da bobina

Apresentados todos os cabos, vamos à descrição de onde estão ligados.

Cabos da bobina (área 2, Figura 4):
  • T1 é ligado a B3
  • T2 é ligado a B1
  • T3 é ligado a B2
  • T4 é ligado a B4
Cabos do tubo (Figura 8):
  • Pinos 1, 2, 4, 6, 8, 10 e 12 estão ligados ao próprio tubo.
  • Pino 3 está ligado a F (área 3, Figura 5)
  • Pino 5 está ligado a G (entre área 3 e 4)
  • Pino 7 está ligado ao chassis do tubo
  • Pino 9 está ligado a R (área 3, Figura 5)
  • Pino 11 está ligado a B (área 4, Figura 6)

Cabos que vão de um ponto a outro da placa:

  • V0 vai da área 4 (Figura 6) à área 5 (Figura 7)
  • V1 vai da área 4 (Figura 6) à área 5 (Figura 7)
  • Z vai da área 1 (Figura 3) à área da fonte (Figura 2)

Tenho que fazer a observação que estes últimos têm seus nomes indicados na placa, nos dois pontos onde estão ligados.

Com o registro de onde estão ligados os cabos, pude continuar com a verificação da placa sem me preocupar mais com cabos que se soltavam.

Verificação de capacitores

Na inspeção visual, identifiquei 3 capacitores levemente estufados. O primeiro foi o capacitor C317 (470 µF, Figura 10), o segundo foi o capacitor C703 (1000 µF, Figura 11) e o terceiro foi o capacitor C605 (470 µF, Figura 12).

Figura 10. Capacitor C317

Figura 11. Capacitor C703


Figura 12. Capacitor C605


Fiz um teste preliminar com o testador de ESR, para confirmar a situação deles. Como o ESR estava alto, eu retirei os três capacitores do circuito. O ESR do C317 foi de 6,19 Ohms, do C605 foi de 6,86 Ohms (o ideal para estes capacitores seria de 0,16 Ohms), e o do C703 foi de 3,30 Ohms (o ideal para este capacitor seria de 0,08 Ohms). As capacitâncias medidas foram de 42 µF para o C317, 39 µF para o C605 e 195 µF para o C708. Todos estes capacitores foram trocados.

Problemas posteriores

Depois da troca dos capacitores, o televisor foi testado mais uma vez, mas os problemas persistiam, embora tivessem diminuído. Por acaso, ao encostar na borda da placa, a imagem voltou ao normal e o ruído sumiu. Imediatamente considerei que o problema era algum mau contato.
Depois de uma inspeção visual, não encontrei nenhuma solda fria ou algo do tipo. Assim, eu iniciei o trabalho de refazer todas as soldas da placa. Depois disto, o televisor voltou a funcionar normalmente. depois de uns 3 dias ligando e desligando o aparelho para detectar algum problema, pude finalmente montar o aparelho novamente e utilizá-lo normalmente.

Volta dos problemas e resolução final

Depois de uma semana que o aparelho estava funcionando, o problema voltou. Abri novamente a televisão e fiz novamente outra inspeção visual. Novamente, ao tocar na borda da placa, a imagem voltava e o ruído desaparecia. Finalmente, com a escova anti-estática, eu fui pressionando cada um dos componentes da placa até que finalmente descobri o grande culpado: um trimpot de RefDes VR601. Uma verificada no esquemático do aparelho mostra que ele está ligado à entrada do oscilador do circuito horizontal. Bingo.

Figura 13. O trimpot com defeito

Aparentemente alguma parte interna do trimpot estava dando mau contato. Mover a ponta da placa fazia o trimpot movimentar, dando contato ao trimpot.
Refletindo sobre isto depois de descoberto o problema, talvez um pequeno raciocínio lógico teria me levado à causa do problema mais rapidamente. Eu sabia que o problema estava no circuito horizontal, pois o problema exibido na Figura 1 aparentemente é típico de defeito naquele circuito. Eu também sabia que o problema era de alguma forma mecânico, já que ao tocar a ponta da placa ele se resolvia. Eu deveria portanto ter buscado um componente com partes mecânicas, que estivesse localizado no circuito horizontal.
Este novo problema acabou me dando a oportunidade de trocar vários cabos internos que estavam quebrando constantemente, fixar algumas coisas que soltaram e finalmente regular a imagem para se ajustar melhor à tela. Feito tudo isto, fechei o televisor e fiz um último teste (Figura 14).

Figura 14. Jogo finalmente funcionando.

Bem, este foi meu primeiro conserto de televisor. Demorou um pouco, mas aprendi muita coisa ao fazer isto. Entre os vídeos que pesquisei para entender mais sobre estes aparelhos foram:

Espero que o resumo que fiz aqui possa ajudar mais pessoas a manter estes aparelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de