quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sobre a qualidade de som em aparelhos portáteis

Temos visto um grande desenvolvimento tecnológico na área de portáteis, mas curiosamente a qualidade sonora não tem recebido atenção ali.
Para mudar este quadro, a Fairchild anunciou recentemente dois novos produtos: o FAB1200 estéreo, que é um amplificador classe G para fones de ouvido com referência ao terra e conversor buck integrado, e o FAB2200, que é um subsistema de áudio com amplificador estéreo classe G e amplificador classe D mono de 1.2W para speaker. Além disto, Earl Schreyer, da mesma Fairchild, publicou também na EETimes um artigo para discutir técnicas que podem ser usadas para melhorar a qualidade do áudio em tais aparelhos.
Os pequenos e finos speakers de aparelhos portáteis se apresentam como grandes desafios para a área de qualidade sonora. O artigo Schreyer portanto, passa a discutir algumas técnicas usadas em outras áreas, e que podem muito bem ajudar a melhorar a qualidade nestes speakers.
Estas técnicas são a Dynamic Range Compression (DRC) e o limiting. Estas duas técnicas são usadas na gravação e transmissão, onde sons sutis como a voz humana têm seu volume aumentado, enquanto que ao mesmo tempo, sons mais altos são atenuados. Se os sons mais baixos são amplificados e os sons mais altos são atenuados, poderemos aumentar o volume de todo o sinal sonoro, sem termos distorções e sem atingirmos a saturação dos speakers.
A própria Fairchild tinha um equipamento para fazer este tipo de operação em sinais de som, desde 1959. Schreyer apresenta uma foto do Fairchild 670. Quem imaginaria naquela época que aquele equipamento seria encapsulado em um circuito integrado?

Fairchild 670
O compressor na verdade é um circuito automático de ganho. O range dinâmico de um sistema é definido como o maior sinal que o sistema pode lidar linearmente, dividido pelo menor sinal que ele pode processar (ou o limite inferior de ruído). Então, o efeito é tecnicamente comprimir o range dinâmico do sistema porque ele está atenuando os picos mais altos em comparação aos sinais de nível mais baixo. A compressão portanto melhora a audibilidade.
O artigo de Schreyer é, portanto, uma grande adição a esta área de áudio portátil. Esperamos que ela possa se desenvolver mais ainda, quando estes produtos da Fairchild forem aplicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de