terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nem só de vitórias vivem as lendas

Não foi desta vez, Daigo...
Há alguns dias eu vinha me resguardando de comentar a proximidade do EVO 2011, evento que reúne vários jogadores de jogos de luta. Já havia inclusive comentado sobre estes eventos em outro post. A questão é que não havia muito para se comentar sobre o evento, além do fato de que muita luta aconteceria ali.
Bem, passado o evento, a coisa mudou. E o fato mais marcante foi a derrota de Daigo Umehara, que eu já havia comentado naquele post.
Não foi uma simples derrota, no entanto. Ele perdeu nas semi-finais, de perfect, para o sul-coreano POONGKO, que jogava com Seth. Bem, não é preciso dizer que uma derrota deste tipo não é lá uma grande adição ao currículo de alguém chamado de "the Beast". Ainda mais quando há uma legião de pessoas esperando um espetáculo da parte dele... O vídeo da partida foi parar na internet, que pode ser visto abaixo:


Curiosamente há alguns dias atrás, Daigo participou de uma série de perguntas e respostas de fãs no blog da Capcom. Foram 3 partes:
  1. Parte 1
  2. Parte 2
  3. Parte final
É na segunda parte que ele responde algo pertinente a esta derrota...
1) Daigo, quando você perde em momentos críticos durante um torneio, você sempre parece calmo sobre o resultado. Mas honestamente, o que você está realmente pensando?
--Bryce

Sabe, se você ganha ou perde em uma loteria, você pode simplesmente se sentir sortudo por ganhar ou se sentir desapontado por sua perda. Você não tem nenhuma responsabilidade pelo resultado. Mas em um jogo, seja o que acontecer, ganhar ou perder, eu sou responsável pelo resultado. Assim, se eu ganho depois de todo trabalho árduo, eu valido todos meus esforços preparados para o torneio. E se eu perco, eu aceito minha derrota, reconhecendo que eu tenho que trabalhar ainda mais. Nada e ninguém senão eu mesmo são responsáveis pelo resultado. Saber disto pode deixar nenhum espaço para que eu reaja emocionalmente a uma derrota.
Se isto é verdadeiro, ele provavelmente terá muita coisa para refletir e melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de