quinta-feira, 19 de maio de 2011

Microchip adota NetBeans como IDE

Nova IDE do MPLAB
A Texas Instruments já tinha adotado a plataforma Eclipse para a nova IDE de seu CodeWarrior, bem como outras fabricantes. Agora foi a vez da Microchip adotar uma IDE de código aberto. Recentemente ela lançou seu novo MPLAB X, que usa a ferramenta NetBeans. Eu ainda não tinha comentado sobre isto por que eu mesmo ainda não o instalei, mas como já encontrei pessoas comentando sobre a nova IDE, resolvi postar os pontos fortes do MPLAB X.
Ainda é uma versão modificada do NetBeans, tentando se aproximar da interface antiga do MPLAB. O Editor suporta um editor de código avançado, com a ferramenta de auto-completar e menus de contexto. A grande mudança está em um gerenciamento de projetos mais robusto, com suporte a múltiplos compiladores. Há algumas ferramentas que já fazem valer a pena atualizar a versão do MPLAB, como suporte à colaboração de times no desenvolvimento de código-fonte e ferramenta de rastreio de bugs.
O que foi mais bem integrado à nova IDE é a parte de depuração, o nosso debugger. A Microchip incluiu ampla documentação, tutoriais e projetos de exemplos para os chips de toda a linha.
A nova IDE pode ser instalada em vários sistemas operacionais, entre eles Windows, Linux e MacOS. Vários programadores também funcionam nesta IDE, como o MPLAB ICD 3, PICkit 3 e MPLAB REAL ICE.
O vídeo abaixo é fornecido pela Microchip, e apresenta a nova IDE:


Parece que as empresas de eletrônica estão procurando focar mais na produção de hardware, deixando software para quem já trabalha com isto. Esperamos que com a crescente adoção de ferramentas gratuitas, nossos fabricantes procurem também desenvolver ferramentas deste tipo. Afinal, o custo de um compilador é muito alto ainda.
No site da Microchip, há uma página dedicada à nova IDE, com vídeos e tutoriais: http://www.microchip.com/en_US/family/mplabx/index.html
Ali você poderá também fazer o download gratuito do software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de