terça-feira, 17 de maio de 2011

Sim! Nós fabricamos semicondutores.

Deixando nossas séries um pouco de lado, resolvi hoje falar mais sobre uma iniciativa muito interessante do governo, de investir na produção nacional de semicondutores. Toda esta história começa em 10 de novembro de 2008, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina o decreto nº. 6638, criando a CEITEC S.A. O Design Center foi inaugurado em 27 de março de 2009, e o primeiro lote de chips foi entregue já em 30 de abril de 2009.
A CEITEC é uma empresa estatal, e sua primeira fábrica está localizada em Porto Alegre. Os profissionais da área só podem ver esta iniciativa com bons olhos, afinal, o crescimento desta estatal pode significar um crescimento na demanda por profissionais nesta área. Se o governo está disposto a investir na área de eletrônica, nós só temos a ganhar.
A empresa tem se dedicado a desenvolver produtos na área de RFID. Para tanto, recentemente, criaram o primeiro laboratório de RFID do Brasil. Seus produtos variam de identificação para gado até etiquetas para veículos.
A IT Web foi fazer uma visita ao centro de estudos de RFID. O vídeo está abaixo.


Muito legal a iniciativa, que, aliada à fabricação de iPads no Brasil (com previsão de contratação de mão-de-obra local), além da "cidade inteligente", poderá aumentar muito a demanda por profissionais qualificados. Vamos continuar observando de perto o desenvolvimento desta empresa, e torcendo para tudo dar certo.

Página da CEITEC: http://www.ceitec-sa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de