Mas parece que os fãs do velho Nintendinho 8 bits encontraram uma forma muito curiosa de relembrar os velhos tempos. A moda agora é representar sempre que possível, o controle do Nintendo. Neste ponto, vale de tudo. Por exemplo, há um site que vende sapatos com a imagem do controle do NES.
Mas o mais comum mesmo é construir mesas com o formato do controle. Entre estas, podemos muito bem destacar esta que foi construida por alguns franceses, e anunciada no seu blog:
O legal da mesa é que ela realmente pode ser conectada a seu NES, para se jogar... Uma idéia muito legal, que alguns estudantes da Holanda resolveram adotar... Sua réplica do controle é tão grande, mas tão grande, que você tem que usá-lo subindo nele, e pisando nos botões (imagens do portal G1):
Muito bem feito o controle, por sinal...
Para dizer a verdade, o próprio esquemático do controle do NES não é algo muito complicado de se fazer. Procurando mais sobre o esquema elétrico deste controle, me deparei novamente com o site Zero-Soft, que me ajudou na procura do esquemático da pistola Zapper. Ele tem um projeto interessante para se usar o controle do NES no seu computador (quem sabe agora os holandeses podem jogar no computador também), e como parte do projeto, ele apresenta o esquemático do controle:
Não é um esquema complicado de fato. O CI CD4021 é um conversor paralelo-serial, e é usado para converter o estado dos botões em um sinal serial que será lido pelo console. Pelo esquemático podemos perceber que os botões são ativo-baixo, e a ordem dos dados é do MSB para o LSB, ou seja: A, B, Start, Select, Para cima, Para Baixo, Esquerda, Direita. O escaneamento dos estados do controle é feito 60 vezes por segundo (período de 16,6ms), e os dados são enviados para um registrador mapeado em memória. Os endereços dos registradores para o NES são 4016h para o primeiro controle e 4017h para o segundo.
Como a leitura é feita? Bem, pelo que parece, cada registrador deste é de 8 bits. O bit 0 do registrador é o bit que mantém o dado lido. Toda vez que o jogo ler este registrador, ele obterá um novo dado. Abaixo está uma lista dos valores obtidos no bit 0 em cada vez que o registrador é lido:
1: AAs leituras de 9 a 16 são ignoradas, a menos que o jogo suporte o uso de 4 controles. Neste caso, as leituras de 9 a 16 do registrador 4016h são relativas ao controle 3, enquanto que as mesmas leituras no registrador 4017h são relativas ao controle 4.
2: B
3: Start
4: Select
5: Para cima
6: Para baixo
7: Esquerda
8: Direita
9: Ignorado
10: Ignorado
11: Ignorado
12: Ignorado
13: Ignorado
14: Ignorado
15: Ignorado
16: Ignorado
17: Assinatura
18: Assinatura
19: Assinatura
20: Assinatura
21: 0
22: 0
23: 0
24: 0
A Assinatura ajuda identificar o status do controle. Valores possíveis/conhecidos são:
0000 = DesconectadoAlém do bit 0 nestes registradores, o bit 3 e 4 também são usados. São eles que monitoram o status da pistola Zapper, que comentamos em outro post. O bit 3, portanto, indica se um sprite foi detectado (ou seja, é a saída do nosso fotodiodo), nível lógico 1 para um sprite detectado. O bit 4 indica se o gatilho foi pressionado, quando este bit estiver em nível lógico 0.
0001 = Joypad (só 4016h)
0010 = Joypad (só 4017h)
Se observarmos este esquemático acima, e compararmos com o esquemático da pistola Zapper, perceberemos que a pistola usa justamente as vias no conector que são deixadas desconectadas para o controle.
Toda a lógica do controle do NES é bem simples, como vocês podem ver. Há controles mais sofisticados, como o do Playstation, que tentarei abordar em um futuro próximo.
Informações sobre o controle do NES foram obtidas do site Zophar.net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário