Pistola Zapper |
Não demorei muito para achar. O site HowStuffWorks fez um bom trabalho de tanto explicar o funcionamento como disponibilizar a patente da invenção da Nintendo, a pistola Zapper. Realmente era algo muito simples de se fazer.
A pistola em si não emite nenhum tipo de sinal para a televisão. Na verdade, como vi em outro site, é a televisão que "dispara" algo na pistola: luz. É importante observar que estas pistolas funcionam em televisões de tubo de raios catódicos. O LCD não ajuda muito neste processo.
Em televisores antigos, havia um feixe de elétrons que era disparado em cada ponto da tela, para que este ponto fosse iluminado. Sendo a tela dividida em linhas e colunas, este feixe iniciaria com a linha de cima e terminaria pela linha de baixo.
A luz emitida por este feixe deveria então ser detectada por um fotodiodo, presente na ponta de nossa pistola. Mas, poderíamos nos perguntar, o fotodiodo detecta qualquer tipo de luminosidade, então como o NES sabia que ele estava apontando para o alvo, e não para qualquer outro lugar na tela?
Aí é que vem o pequeno truque... Quando a pessoa aperta o gatilho, o console verifica se há presença de luz no fotodiodo. Se houver, então a pistola está apontada para o televisor. Então o console rapidamente pinta toda tela de preto, mas deixa apenas o alvo branco. Isto é muito rápido, e nossos olhos não percebem muito bem (é o tempo de uma varredura completa na tela). Mas é o suficiente para que o fotodiodo detecte o sinal. Assim, se ele detectar luz, significa que o usuário estava apontando para o alvo. Se não detectou, ele não estava apontando.
Tudo isto era feita no jogo que era muito conhecido naquela época, o Duck Hunt. Eu não tinha o aparelho, mas tive a oportunidade de jogá-lo na casa de meu primo, que possui um aparelho que roda jogos do Nintendo 8 bits. É um jogo muito legal, e talvez nossos emuladores não consigam ainda nos dar o mesmo tipo de diversão que este jogo podia nos proporcionar no passado.
Parece que esta técnica usada pelo Nintendo 8 bits não é a mesma de outros fabricantes. Também, com a tecnologia patenteada, eles teriam que fazer algo diferente. Parece então que alguns fabricantes trabalham com os tempos de varredura. Quando o usuário aperta o gatilho, o console envia um sinal para o monitor preencher a tela com pontos brancos. Medindo-se o tempo gasto para que a pistola detecte luz, o console poderá saber para onde o jogador está apontando a pistola.
Bem, mas minha pesquisa não parou por aí... Resolvido a buscar algo mais aprofundado, fui checar se alguém possuía o esquemático da pistola Zapper. Eu mesmo possuo uma, e vi que é muito simples. Para minha surpresa, não só encontrei um esquemático, mas também encontrei um projeto para adaptar esta pistola aos nossos monitores de LCD, para podermos usá-la como mouse, ou como controle para emuladores. O esquemático eu coloco aqui, para que todos vejam como era simples seu funcionamento:
Esquemático da pistola Zapper |
Fico feliz de descobrir todas estas coisas. Como entusiasta dos video-games e da eletrônica, é sempre interessante ver como alguns problemas eram resolvidos pelos engenheiros daquela época.
Muito interessante... gostaria de informar aos leitores que há uma pistola chamada de EMS TopGun III; ela funciona em telas de lcd, plasma, led e até na parede com imagem de projetores. É que ela possui quatro sensores que colocados nas extremidades da tela, fazem a pistola funcionar. Aqui no brasil não tem vendendo mas no site playAsia custa em torno de 70 dollars. Comprei uma e é ótima... weba.cel5@gmail.com
ResponderExcluir