sábado, 26 de junho de 2010

Desvendando o Atari 2600 - parte 1

Para os amantes dos jogos de videogame clássico, o Atari 2600 é uma peça muito importante. Não é para menos: este aparelho popularizou os jogos de videogames, bem como também causou uma repulsa tão grande por este tipo de entertenimento. É verdade que na época do lançamento, em 1977, eu não havia nascido ainda. Mas o Brasil manteve o uso deste aparelho mesmo quando em 1983, houve o chamado video game crash, por isto tive a oportunidade de possuir um.

Na época de seu lançamento, a Atari já fazia sucesso com o primeiro arcade desenvolvido: Pong. Este jogo fazia tanto sucesso, que milhares de clones deste jogo surgiram para tentar ganhar um pouco com o sucesso da Atari. O seu novo console obviamente traria grandes novidades para o mundo do entretenimento eletrônico, que ainda era um bebê: seu Atari 2600 já empregava um processador integrado da família 6502, ao contrário dos telejogos disponíveis no mercado, que empregavam lógica discreta para esta tarefa. Além disto, os jogos não vinham mais gravados no próprio aparelho, mas eram disponibilizados em cartuchos que, conectados ao console, possibilitavam ao usuário comprar quais jogos quisesse, sem que ele precisasse comprar um novo aparelho.

Se tudo desse certo, este Atari seria o primeiro console usando processador integrado. No entanto, a Fairchild Semiconductor se adiantou nesta empreitada, lançando o Video Entertainment System em agosto de 1976, mais tarde conhecido como Fairchild Channel F. Isto fez com que o projeto fosse agilizado, já que não era interessante para a poderosa Atari ser uma fabricante de clones de aparelho. Como as vendas de Pong estavam diminuindo, a Atari não tinha fundos suficientes para isto. Então neste mesmo ano, Nolan Bushnell vende a Atari para a Warner por 28 milhões de dólares, com a promessa que o Atari 2600 fosse lançado o mais rápido possível.

Assim, em oposição ao nome do console de seu concorrente, o Atari foi lançado com o nome de Video Computer System (abreviado como VCS) em 1977, com o custo de projeto de cerca de 100 milhões de dólares. Este aparelho fez muito sucesso desde então, até hoje possuindo fãs espalhados por todo o mundo. Seu fim se deu à crescente má qualidade de jogos lançados para este aparelho, sendo que os dois principais vilões nesta história são os jogos E.T., o extraterrestre, e, pasmem, Pacman (Isto se deve ao fato de que a versão de Pacman para o Atari 2600 não chegava nem perto do original, no arcade. Isto deixou muitos compradores insatisfeitos).

Portanto, de forma merecida, vamos dar início à nossa série de descrições técnicas de hardwares de videogames com este precursor dos games.

Descrição técnica

O hardware do Atari 2600 não é muito complexo, em vista dos aparelhos disponíveis hoje.

  • CPU: 1.19 MHz MOS Technology 6507
  • Processador de áudio e vídeo: TIA
    • 160 x ~192 pixel
    • 128 cores (128 na tela. Máximo de 4 por linha sem recursos de programação)
    • 2 canais de som mono. 1 de onda quadrada e um de ruído branco.
  • RAM incluída em um chip de tecnologia MOS chamado RIOT (RAM I/O-Timer): 128 bytes, sendo que mais memória RAM poderia ser adicionada nos cartuchos
  • ROM (memória de um cartucho): capacidade máxima de 4 kb (usando chaveamento de banco de memórias poderia chegar a 32 kb)
  • Entrada (controlada pelo chip MOS RIOT):
    • Dois conectores DE-9 sem parafusos para a entrada de joystick, que se tornou o padrão para joysticks desde então.
    • Seis botões na versão original: Power on/off, sinal para a TV (Preto e branco ou Colorido), Dificuldade para cada jogador, Select, e Reset. Os jogos poderiam atribuir outras funções para estes botões (exceto para o botão Power on/off). Em versões posteriores as chaves de dificuldade foram diminuídas e movidas para a parte traseira do console.
  • Saída: Imagem preto e branco ou colorida e sinal de som através de um conector RCA (NTSC, PAL ou SECAM, dependendo da região).
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Atari_2600_hardware

Como podemos ver, o processador usado pelo Atari é um 6507, que é uma versão mais barata do 6502, um chip de 28 pinos. Trata-se de um processador de 8 bits, trabalhando com um clock de 1.19MHz. Para isto o chip TIA da placa deve fazer a divisão do clock do Cristal por 3, já que este é um cristal de 3.579575MHz. Para quem gosta de ler Datasheets, abaixo há um link para o download do datasheet deste processador:

UM6507.shtml

O processador de áudio e vídeo, chamado de TIA (Television Interface Adaptor), é também outra parte interessante do sistema. Ele é o coração do Atari, e foi inclusive apelidado de Stella. Este chip é um chip desenvolvido sobre encomenda (ASIC), com o propósito de gerar gráficos e sons na televisão. Ele era capaz de desenhar uma linha por vez, já que o chip não possuía memória RAM de vídeo (esta era muito cara na época).

Além destes, havia o chip 6532, que reunia em um só chip, um timer, memória RAM e portas de entrada e saída. O datasheet deste componente se encontra no link abaixo:

R6532_datasheet.pdf

O joystick do Atari consistia de 4 botões direcionais e um botão de tiro. Basicamente o conector do joystick reservava um fio comum juntamente com um retorno para cada um destes botões.

Tenho um Atari 2600, que precisei abrir para trocar o conector do joystick. Aproveitei então a oportunidade para tirar uma foto do lado dos componentes para que todos possam ter uma idéia de como ela é. Esta placa é de um Atari da Polyvox, que fabricou o console aqui no Brasil:


Conclusão da primeira parte

Temos aqui portanto uma visão geral do hardware do Atari 2600. Vamos investigar mais a fundo cada parte deste hardware, tentando ajudar aqueles que gostam de consoles antigos a entender melhor seu aparelho e quem sabe até auxiliar na difícil tarefa de repará-lo.

2 comentários:

  1. Pela disposição de componentes diversos em PTH numa placa de fenolite (pelo menos parece fenolite na foto) com componentes no top da placa, acho que se comprarmos as peças pode-se fazer um em casa!

    rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Caro Rogério, acho até que seria possível simular todo o Atari dentro de um microcontrolador atual, hehehehe...

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de