segunda-feira, 28 de março de 2011

Curiosos Hacks para Kinect

Eu já tinha lido em algum lugar que a mais nova invenção da Microsoft, o Kinect, estaria sendo usado para outros fins que não jogar no XBOX 360. Mas eu não sabia que havia uma grande diversidade destes fins. Alertado por um colega de serviço que havia projetos muito interessantes, fui buscar saber mais sobre este assunto.
É muito importante notar os motivos que levam tantas pessoas a fazerem tais projetos. Acontece que a própria Microsoft mudou de opinião a respeito do uso de seu periférico. Tudo começou com o desenvolvimento de um driver open-source para o Kinect, por parte de um hacker. Tudo fazia parte de um desafio promovido pela Adafruit Industries, que pagaria primeiramente $1000 para quem desenvolvesse este driver. Posteriormente o preço subiu para $2000 e finalmente $3000. Em resposta ao desafio, a Microsoft teria dito que não compactua com este tipo de comportamento.
No entanto, após o desenvolvimento deste driver e o crescente surgimento de projetos para o Kinect, Alex Kippman, brasileiro responsável pelo projeto, disse que a interface do Kinect foi deixada desprotegida de propósito. Com isto, ele quis dizer que a Microsoft estaria de acordo com o uso de seu projeto em outras áreas. Curiosamente se isto fosse a idéia original, a Microsoft teria deixado esta interface desprotegida e teria também feito uma documentação para programadores... Não teria deixado um hacker fazer este serviço.
Bem, no frigir dos ovos, a Microsoft declarou que não vai processar ninguém por usar seu periférico em projetos pessoais. Isto incentiva muita gente a desenvolver seus projetos "malucos". Aqui estão algumas amostras dos projetos mais criativos com este periférico:

Vídeo 3D

Usando o Kinect, a pessoa obtém informações de profundidade e as aplica à imagem filmada.

Seguindo objetos em um plano

Aqui o Kinect é usado para rastrear o movimento de objetos em um plano:

Brincando de fazer sombra

Neste vídeo temos a velha brincadeira de fazer sombras com a mão sendo incrementada com o Kinect.

O sabre de luz

Este é para os fãs do Guerra nas estrelas.

Robô controlado pelo Kinect

Este é um projeto muito legal. Aqui temos os vários estágios documentados.

Detectando pessoas

Detecção em tempo real, de dia e de noite. Projeto muito interessante para contagem de pessoas, por exemplo.

Voando com o Kinect

Para mim, o projeto mais interessante é este. Ele não só controla a altitude sozinho, mas ele detecta obstáculos e pausa, caso esteja próximo de um.

Conclusão

Acredito que surgirão ainda muitos outros projetos para o Kinect. A criatividade é muita. Acho até que a área de robótica ganhou muito com este novo periférico da Microsoft... Espero não ser o prelúdio para a Skynet...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de