quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Sony está desenvolvendo uma nova bateria de lítio-enxofre

Mais uma notícia boa para a área de energia... A Sony está em processo de desenvolvimento de baterias baseadas em enxofre, para substituir as atuais baterias Li-ion. Segundo a Nikkei Technology Online, fonte da matéria, os planos da Sony são aumentar a densidade de energia por volume em 40% (ou seja, dos atuais 700Wh/L para 1000 Wh/L).
A comercialização da nova bateria está prevista para 2020, uma data ainda um pouco distante. Por que tanto tempo assim? Aparentemente a Sony ainda encontra um sério problema com estas baterias: quando o lítio metálico é usado em baterias recarregáveis, a bateria gera dendritos em seu polo negativo à medida que é carregada e descarregada. Se os dendritos causarem um curto-circuito ao atravessar a barreira que separa o polo negativo do positivo, eles poderão causar aquecimento ou até mesmo uma explosão.
A nova bateria usa um composto de enxofre em seu polo positivo e o lítio metálico no polo negativo. Apesar da bateria baseada em enxofre ter uma tensão no polo positivo menor que as baterias atuais, o valor teórico da capacidade de corrente é bem alto, aumentando a densidade de energia por volume para os desejados 1000Wh/L (ou até mais). A Sony também está trabalhando em uma bateria de magnésio-enxofre.
Por fim, a matéria original destaca que a Sony não é a única empresa desenvolvendo baterias baseadas em enxofre. Isto indica que futuramente teremos uma concorrência na área destas baterias, e quem sabe preços mais competitivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de