terça-feira, 9 de setembro de 2014

15 anos de lançamento do Dreamcast nos EUA.

Até parece que foi ontem que a Sega lançava seu Dreamcast, um pouco antes de decidir encerrar sua carreira como fabricante de consoles e se concentrando apenas em jogos. A Sega foi uma grande empresa na época dos 16 bits, e a única que enfrentou cara a cara a toda poderosa Nintendo. Até hoje pode-se encontrar pessoas que defendam uma ou outra empresa nesta antiga batalha, uma mostra de que aqueles anos foram ótimos para os jogadores.
Devo reconhecer que sempre gostei mais da Sega neste ponto. Meu segundo console foi um Mega Drive, que aproveitei bastante antes de finalmente estragar (para minha infelicidade). Só assim decidimos comprar outro console, na época um Super Nintendo (embora já existisse o Playstation e o Saturno, nossas economias não eram suficientes para tanto), e foi quando eu finalmente abandonei toda aquela "guerra" entre consoles e passei a gostar mais do simples fato de jogar.
Bem, o Saturno não teve o sucesso esperado diante do sucesso estrondoso do Playstation. E a Sega esperava reverter logo a situação com seu mais novo console. Este seria o Dreamcast. Eu mesmo desconhecia boa parte dos detalhes de seu lançamento até que o site Gamasutra lançasse um especial sobre o Dreamcast. Uma leitura altamente recomendada para aqueles que se interessam pela história dos games. Sabemos por ali, por exemplo, que houve uma certa politicagem na fase de escolha do hardware deste console (os componentes japoneses foram beneficiados apesar de serem uma escolha altamente duvidosa). Por outro lado, o Gamasutra narra com detalhes como a Eletronic Arts deixou uma longa parceria com a Sega, por não ter seu pedido de exclusividade em jogos de esportes atendido (a Sega tinha investido recentemente em uma empresa com a finalidade de concorrer com a EA nesta área, e não voltaria atrás).
O lançamento do Dreamcast foi um sucesso em vários pontos de vista. Mas o iminente lançamento do Playstation 2 e os rumores de que a Microsoft entraria no mercado de consoles (que se concretizou com o XBox) acabaram diminuindo as vendas do Dreamcast. Logo a Sega percebeu que sem verba para manter seu console, eles não conseguiriam sobreviver por muito tempo...

E assim, a grande Sega deixou uma área que por muito tempo a manteve. Mesmo assim o Dreamcast foi usado por muito tempo para o desenvolvimento de emuladores e jogos de hobbistas... Um console querido por muita gente, sem dúvida nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de