segunda-feira, 4 de novembro de 2013

KiCad: preparando seu desenho para produção

Índice da série
1- Apresentando o KiCad e o EESchema.
2- Desenhando os primeiros circuitos no Kicad
3- Bibliotecas no KiCad: criando seus componentes
4- Transportando seus componentes para o Pcbnew
5- Conhecendo o Pcbnew
6- Carregando e organizando seus componentes no Pcbnew
7- Roteando manualmente suas placas no Pcbnew
8- Dando acabamento em sua placa no Pcbnew
9- KiCad: preparando seu desenho para produção

Em nosso último post da série básica sobre KiCad, vamos mostrar como fazer os últimos ajustes para enviar sua placa para a produção.

Checando erros

Antes de se manufaturar uma placa, é importante verificar se há algum erro de desenho. Estes erros são definidos com base nas regras de desenho, que estabelecemos na parte 7 de nossa série. Para fazermos a análise de erros, devemos clicar no botão 16 da barra superior (descrito aqui). Uma janela chamada Controle DRC será aberta, como se vê abaixo:


Aqui você ainda define algumas regras, como largura mínima de trilha e tamanho mínimo de trilha. Clique em Iniciar DRC para que o Pcbnew verifique seu desenho. Se houver algum erro, o Pcbnew informara em sua janela de erros. Modifiquei as regras de largura mínima da trilha só para ilustrar as mensagens de erro aqui:


Terminado esta etapa sem nenhum erro, podemos iniciar o processo de geração de Gerbers e arquivos de furação.

Gerbers e outros arquivos

Antes de gerar os arquivos necessários para a produção da placa, é necessário definir o ponto de origem da placa. Este ponto servirá de referência das coordenadas de cada ponto na placa. Você deve usar o botão 14 da barra lateral direita. Clique em um ponto da placa que você acha apropriado como referência.
Agora que o desenho possui uma referência para as furações, você poderá gerar todos os arquivos necessários para a produção de sua placa.
Os principais arquivos para a produção de uma placa são os gerbers. Através deles que os detalhes de cada camada de seu desenho será informada ao fabricante, para que ele produza sua placa. Das ferramentas de desenho que já empreguei, o KiCad é o que mais facilmente gera os arquivos gerber.
Para isto, você deverá acessar o menu Arquivo, sub-menu Plot. A janela de plotagem será aberta:


Aqui você escolhe as camadas que quer gerar o gerber, o que vai ser informado no gerber e algumas outras configurações. Clique em Plotar, para gerar os arquivos. Depois, clique em Generate Drill File, para gerar também os arquivos de furação. A seguinte janela será aberta:


As configurações de furação devem ser fornecidas pelo fabricante que você escolher. Definindo as configurações, pode-se clicar OK. O Pcbnew vai perguntar onde os arquivos devem ser salvos.

Conclusão

Este é o final de nossa série básica sobre KiCad. Geramos os arquivos para a produção e serão estes arquivos que você deverá enviar para o fabricante de placas para a confecção. Esperamos ter ajudado a fazer os desenhos mais básicos com esta ferramenta gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de