segunda-feira, 4 de julho de 2011

Desenhando com o Fritzing

Há alguns dias eu comentei sobre o Arduino, e como ele facilita bastante a vida de desenvolvedores em todos os níveis de conhecimento. Parece que o Arduino tem feito escola, e incentivado várias pessoas a criarem ferramentas que possam ser usadas para o desenvolvimento de hardware de forma gratuita. Um destes softwares é o Fritzing, desenvolvido por alemães, e que eu agora apresento aqui.


Esquemas no protoboard

Algo que chama a atenção no Fritzing é a possibilidade de se "desenhar" no protoboard. Na lateral direita, há uma aba de componentes, com os mais variados tipos de componentes e módulos. Você fez aquele projeto com o Arduino e quer criar uma imagem legal do projeto montado no protoboard? O Fritzing é ideal para suas necessidades.
Na área de trabalho, na visão de Protoboard, há um pequeno protoboard onde você poderá arrastar o componente e ligá-lo. Você pode observar que a ponta dos pinos dos componentes ficarão em destaque, quando o componente puder ser encaixado no protoboard. Para se colocar um fio, basta clicar em um dos furos do protoboard e arrastar até o lugar que você deseja. Para girar seus componentes, basta digitar Cntrl + R.
Como o projeto foi inspirado pelo Arduino, este não poderia deixar de estar na lista de módulos disponíveis para o Fritzing. O pessoal do Fritzing aliás pegou os exemplos do Arduino e criaram exemplos de desenho para o Fritzing. Abaixo temos o desenho do Window Alarm:


É um desenho muito bem feito, e serve muito bem para documentação de projetos.

Desenhos esquemáticos e PCB

Mas o modo protoboard não é o único modo de desenho no Fritzing. Temos também o modo esquemático e PCB. Assim, você poderá desenhar seus projetos no protoboard, ao mesmo tempo preparando o esquemático e PCB de sua placa. O Fritzing então se apresenta como uma solução completa de desenho e prototipagem.
Do site do Fritzing, obtemos também um vídeo de apresentação que pode ser visto abaixo:


Esperamos em breve documentar mais sobre esta ferramenta também, assim como estamos fazendo com o KiCad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de