segunda-feira, 27 de junho de 2011

Falando um pouco sobre o Arduino

Há algum tempo eu ouvia falar sobre a plataforma Arduino. O que era curioso para mim é que profissionais que não estão tão ligados à área de eletrônica, como desenvolvedores de software, estavam entre as pessoas que me falavam desta plataforma. Por isto, eu tinha resolvido que iria dar uma olhada nesta plataforma, e como era desenvolver para o Arduino.
Minha busca por mais informações na verdade só iniciaram quando neste mês, eu comercializei uma placa de Arduino Uno pelo Mercado Livre. Há uma boa variedade de vendedores ali, e uma boa variedade de modelos sendo vendidos. Optei pela placa de Arduino Uno, principalmente pelo preço. Com o mesmo vendedor adquiri também uma placa de Ethernet. Não demorou muito para chegar meu pedido, e logo iniciei meus testes com este módulo.
Muito bem então, o que seria o Arduino? Para quem ainda não ouviu falar desta plataforma, o Arduino é simplesmente uma plataforma de desenvolvimento de hardware gratuito. A intenção dos idealizadores desta plataforma é facilitar ao máximo este desenvolvimento, o que na minha opinião é algo realmente sensacional. Na minha época de estudante de eletrônica, tínhamos um kit de desenvolvimento para os microcontroladores 8051, kit este desenvolvido por professores da Escola Técnica. Hoje em dia, o Arduino funciona muito bem como kit de aprendizado, uma vez que é de preço bem reduzido e de fácil aprendizado.





O software de desenvolvimento é encontrado gratuitamente no site do Arduino. A linguagem de programação é baseada em C++, e os programas consistem em um arquivo apenas, não sendo necessário a criação de projetos. O arquivo tem que ter basicamente duas funções, como se segue:

void setup() {
  // ponha seu codigo de setup aqui, para rodar uma vez.

}

void loop() {
  // ponha seu codigo principal aqui, para executar em loop.
 
}
A primeira função, setup, faz inicialização de variáveis. Ela é executada quando o programa inicia. A segunda função é executada sempre, como chamada em um loop. É nesta segunda função que o programador irá inserir chamada a funções e outras coisas necessárias ao projeto.
O Arduino funciona em cima de bibliotecas disponibilizadas pelos desenvolvedores de hardware. Cada placa que é encaixada em cima do módulo do Arduino se chama Shield. Eu por exemplo comprei um Shield Ethernet, e o desenvolvedor deste Shield criou também bibliotecas para o uso do Shield. Assim, eu posso ter um servidor web escrevendo apenas 30 linhas de código!


Como amante da eletrônica, vejo este projeto com bons olhos. Este projeto facilita o aprendizado, além de compartilhar com um número maior de pessoas o maravilhoso mundo da eletrônica. Quem não quer ter trabalho, pode comprar esta placa pronta. Mas quem estiver a fim de gastar menos, todos os esquemáticos estão disponíveis para download. Todas as bibliotecas usadas no Arduino podem ser encontradas na pasta do Arduino, e são escritas em C. Se você deseja portanto transportar o projeto que você iniciou para uma placa própria, não encontrará problemas.
Aos novos desenvolvedores recomendo, portanto, este projeto. Parabéns aos idealizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de