terça-feira, 15 de março de 2011

Mortal Kombat e suas polêmicas.

O site da IGN trouxe estes dias algumas notícias sobre a mais nova versão do jogo de luta, Mortal Kombat, lá pelos lados da Austrália. Este jogo recentemente recebeu um RC (refused classification, ou classificação recusada) pelo Australian Classification Board, órgão do governo australiano responsável pela classificação de filmes, jogos e publicações para venda, aluguel ou exibição na Austrália, desde 1970. Isto significa que os australianos não poderão ter em seus lares, pelo menos não de forma legal, esta mais nova versão do jogo de luta mais sangrento que já apareceu. Mesmo com a apelação por parte da Midway, o órgão se manteve firme em sua decisão. A própria Midway comenta a decisão:
"Nós estamos obviamente muito desapontados pela decisão da classificação recusada ser mantida pela Classification Review Board. Nós queremos agradecer aos milhares de fãs de Mortal Kombat na Austrália e ao redor do mundo que deram seu suporte durante o processo de apelação."
Refletindo sobre o jogo, me lembro bem que Mortal Kombat sempre foi famoso, não só pela violência, mas também pelas polêmicas. A própria adoção de sangue no jogo foi algo que teve que ser trabalhado pela Midway. A primeira versão do jogo no arcade possuía sangue. A Nintendo conseguiu a primeira adaptação do jogo para versões domésticas, mas esta adaptação sofreu algumas mudanças. A mudança mais drástica foi a mudança do sangue para uma espécie de "gosma branca" que saía dos lutadores. Alguns fatalities também foram alterados, como por exemplo o do Sub-zero.
A versão do Mega-drive saiu pouco depois, e também não incluía sangue. Não a princípio. Através de um cheat no jogo, o usuário poderia ligar a opção de sangue, e tudo se aproximava ainda mais do arcade.
Mesmo assim, a Midway não conseguiu evitar que o jogo fosse banido em alguns países. A Alemanha por exemplo baniu as três primeiras versões do jogo. Este banimento vence com 10 anos que o jogo foi banido, e pelo menos por lá não se baniu novamente.
Até no Brasil o jogo não escapou de ser banido. No dia 3 de novembro de 1999, o estudante Mateus da Costa Meira, usando uma submetralhadora Cobray M-11, invade uma sala de cinema atirando. Foi condenado a 120 anos de prisão, e seus advogados alegaram que ele era deficiente mental e teria sido influenciado pelo jogo Duken Nuken 3D, onde há uma cena parecida. Este crime então motivou o ministério da Justiça a banir alguns jogos, entre eles a série de luta da Midway.
Pelo visto, este jogo estará sempre envolvido em polêmicas e tentativas de banimento. Eu pessoalmente acredito que os criadores do jogo devem estar preparados para estas coisas, já que quer queira, quer não, são estas polêmicas que acabam tornando o jogo famoso.

Um comentário:

  1. gosto muito de mk mais eles exageram na violencia as vezes

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de