sábado, 12 de março de 2011

Malandragem na manutenção de video-games

Depois de longo tempo sem atualizações, resolvi me dedicar mais a este blog, e tenho alguns bons motivos para isto. Todos eles estão ligados de uma forma ou de outra, ao que me aconteceu neste feriado de carnaval.
Recentemente, alguns jogos de XBOX 360 adotaram uma nova forma de bloqueio, onde os desboqueios mais antigos não conseguiriam rodá-los. Fiquei sabendo disto por acaso, quando fui comprar jogos novos para o meu XBOX 360. A questão é que já criaram um novo desbloqueio, e assim me vi obrigado a pagar mais R$ 70,00 para desbloqueá-lo. Infelizmente eu gostaria de poder comprar os jogos originais, mas sei que há uma grande exploração no preço destes... Simplesmente não dá para comprar um jogo original aqui no Brasil.
Aqui onde moro, o desbloqueio é feito em um "Camelódromo", onde existem várias bancas de venda de jogos e video-games. Mas o segredo aqui é que só uma pessoa entre todas que trabalham nesta área, sabe fazer o desbloqueio. Então, eu pago $70,00 para uma banca, o rapaz que me atende leva meu aparelho para esta pessoa, que o desbloqueia. Provavelmente poderia pagar menos. No entanto, se formos observar todo o processo de desbloqueio, não poderemos entender por que uma pessoa cobraria 70 ou 50 reais. Tudo que a pessoa faz é abrir o aparelho, retirar o Drive de DVD, conectar ele ao computador dele, e atualizar o Firmware deste drive. Ele não tem custo nenhum pelo serviço, não tem que trocar ou instalar nada em seu aparelho. Então, decidi me aprofundar mais nesta área, para não ser explorado desta forma.
Mas isto não foi a única coisa que vi ali naquele lugar. Enquanto esperava meu desbloqueio, foram chegando várias pessoas, sempre com o mesmo problema: seu Playstation 2 não lia mais DVDs. O caso que mais me chamou a atenção foi o de um pai e seu filho.
Eles trouxeram o aparelho e o colocaram no balcão. Disseram ao rapaz da banca que ele não lia mais DVDs. O rapaz só abriu a tampa e viu que o flat-cable que sai da placa-mãe para o leitor óptico estava com um arranhão. Logo foi dizendo: "Precisa trocar o flat, é 40 reais". Bem, isto me espantou, pois ele não fez teste nenhum no flat-cable, como poderia ele saber se era defeito no flat? Aberto e trocado o flat-cable, ele pegou o aparelho e o levou à bancada dele, onde havia a televisão para testar. Neste momento sua esperteza foi extremamente sutil.
O Playstation 2 (modelo Slim) possui dois sensores de tampa aberta. Um fica próximo do botão de ligar, o outro fica no fundo. Eu tive problemas de leitura no meu aparelho, e consegui identificar que uma das chaves não estava sendo pressionada corretamente. Se, portanto, um destes sensores não for acionado, o leitor jamais fará a leitura do DVD.
A questão é que este rapaz colocou o aparelho na bancada, ligou a televisão e colocou um jogo para fazer o teste. Só que, como ele tinha retirado a parte de cima da embalagem do Playstation 2, teve que acionar o sensor com os dedos. Mas ele acionou apenas um dos sensores... Desta forma, o aparelho deles não fez a leitura do jogo, e o rapaz da banca pôde vender um leitor por 100 reais para aquela família.
Assim, meu antigo desejo de aprender a dar manutenção nestes aparelhos se reacendeu. Registrarei aqui, portanto, minha caminhada nesta área.

Um comentário:

  1. É infelismente tem picaretas em todas as areas,
    mas quanto ao valor do db do xbox 360 é justo pq tem um risco de dar um pane no drive e a key que pode ser perdida e blaublau era um xbox 360, agora quanto a cobrar um defeito nao existente
    é uma coisa de gente covarde e desonesta !!
    tenho loja de consertos em bsb df http://gametecdf.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Você também poderá gostar de