terça-feira, 30 de novembro de 2010

Jogos Marcantes: Street Fighter

Há um bom tempo postei meu último post aqui... Estive ocupado por um bom tempo com trabalho, estudando várias coisas sobre eletrônica. Eu ainda não tenho nada completo para postar aqui, no entanto.
Mas talvez eu possa falar um pouco sobre meu passatempo durante este período. Fiquei um bom tempo jogando o mais novo jogo de Naruto, que pretendo falar mais para frente. Hoje vou mesmo comentar brevemente sobre uma velha paixão minha, a série Street Fighter (sou influenciado aqui pela nova versão, Super Street Fighter 4).
Há muito tempo atrás, quando eu nem entendia direito de video-games, eu via várias pessoas jogando aquele jogo de luta. Eu pessoalmente não me interessava por este tipo de jogo, estava mais interessado em jogos de fase.
Naquela época eu tinha um Mega Drive, e havia comprado o jogo Sonic Spinball. Bem, não gostamos muito dele, e resolvemos trocá-lo por outro. Havíamos comprado este jogo em uma loja nova em Goiânia, e nela não havia jogos que eu conhecia muito... Mas havia um que eu já tinha visto alguém jogar, o Street Fighter 2 Special Champion Edition. Assim, comecei a jogar este maravilhoso jogo.
Há vários motivos para explicar a minha cativação por este jogo. Poderia mencionar a rivalidade que sempre houve entre os colegas, sempre querendo ser uns melhores que os outros. Quem já jogou este jogo, sabe do que estou falando.
Mas há muito mais a ser dito.

O jogo da técnica


Até os dias de hoje existem em Goiânia, máquinas do Street Fighter 2'. Provavelmente isto deve acontecer em outros locais. Curiosamente, sempre há alguem jogando ali.
Mas o interesse é despertado quando existem duas pessoas jogando, o velho "racha". Qualquer um que viu estes confrontos sabe que não é para qualquer um... Cada um dos jogadores deve possuir uma boa estratégia de luta para conseguir vencer o oponente.
Técnica é a palavra que define bem os jogos desta série. Os jogadores sempre tiveram que conhecer bem os lutadores que escolhem para jogar. Eles devem saber quais são as fraquezas deste, quais seus pontos fortes. Quais são seus adversários mais difíceis. Tudo faz parte do jogo.
O jogador pode simular que vai partir para um ataque. O jogador pode jogar sujo também. E o jogador pode sair deste jogo sujo. Tudo faz parte do jogo.
Cada nova versão amplia as possibilidades de jogo.

Street Fighter nunca foi um jogo fácil de se jogar. Talvez por isto tem chamado atenção de várias pessoas que procuram técnica, não apenas visuais bonitos ou golpes fantásticos. Você precisa conhecer os golpes do jogo para saber como fazer uma sequência. Uma sequência maior só é feita por "profissionais". Não é à toa que o jogo movimenta vários campeonatos aqui e no exterior.

Enredo

Enredo no entanto nunca foi o forte da série. O jogo não consegue manter uma linha de história para seus personagens. O mais recente capítulo da saga, Street Fighter 4, introduz algumas destas discrepâncias.
Teoricamente alguns personagens que vieram da série Alpha, como a Sakura ou a Rose, deveriam parecer mais "velhas". No entanto, para o caso da Sakura, a aparência é a mesma. Ela continua estudante... Eu pessoalmente não saberia dizer qual a idade dela no Street Fighter Alpha e qual a idade dela no Street Fighter 4.
Mas a mesma saga apresenta personagens do Street Fighter 3, que para mim aconteceria no futuro. Assim, alguns personagens jovens no Street Fighter 3 não aparecem mais novos ainda no 4, como a Ibuki. Eu também não saberia dizer a idade dela nas duas versões. Talvez minha crítica seja infundada.
Mas estes exemplos são uma mostra de como o enredo em Street Fighter não é bem definido.

Resumo

Este foi um resumo das coisas que penso sobre esta ótima série. Obviamente falarei mais especificamente sobre as características deste jogo e darei algumas dicas também. A falta de tempo me impede de ser mais profundo em minha análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de