segunda-feira, 2 de maio de 2022

Square-Enix vende Crystal Dynamics e outros estúdios para o grupo Embracer.

Hoje a Square-Enix anunciou a venda de alguns de seus estúdios no exterior, como a Crystal Dynamics, Eidos-Montréal e Square Enix Montréal. A empresa sueca investirá US$300.000,00 e será concluída entre julho e setembro.

A Crystal Dynamics foi fundada em 8 de julho de 1992 em  Redwood City, Califórnia. Já a Eidos foi fundada em 31 de março de 1996 com sede em Londres. Em 1998 a Eidos compra a Crystal Dynamics e em 2009 a Square-Enix comprou a Eidos.

A Embracer Group iniciou sua expansão no mercado internacional de jogos em 2011, quando adquiriu a JoWooD Entertainment. No ano de 2019 notoriamente adquiriu várias outras empresas.

Com a aquisição, quatro títulos foram confirmados como de propriedade intelectual do Grupo Embracer: Tomb Raider, Deus Ex, Legacy of Kain e Thief. Em nota, a Square-Enix menciona:

SQUARE ENIX HOLDINGS CO., LTD. (a “Companhia”) assinou hoje um acordo de transferência de ações com a Embracer Group AB, com sede na Suécia, referente à alienação de estúdios e propriedade intelectual selecionados no exterior (a “Transação”). Os principais ativos da Companhia a serem alienados na Transação são subsidiárias do grupo, como CRYSTAL DYNAMICS, INC.; EIDOS INTERACTIVE CORP. e IP como TOMB RAIDER, Deus Ex, Thief e Legacy of Kain. Na reunião do Conselho de Administração da Empresa realizada em 27 de abril de 2022, o Conselho deliberou confiar ao Diretor Representante Yosuke Matsuda o direito de decisão final. Cumpridas todas as condições, foi hoje celebrado o acordo de transferência de ações.

1. Objetivo da Transação

A Transação ajudará a Companhia a se adaptar às mudanças em curso no ambiente de negócios global, estabelecendo uma alocação mais eficiente de recursos, o que aumentará o valor corporativo, acelerando o crescimento dos negócios principais da Companhia no domínio do entretenimento digital. Além disso, a transação permite o lançamento de novos negócios, avançando com investimentos em campos como blockchain, IA e nuvem. A mudança é baseada na política de otimização da estrutura de negócios que a Empresa estabeleceu sob a estratégia de negócios de médio prazo divulgada em 13 de maio de 2021.

A Transação também proporcionará uma oportunidade de alinhar melhor nossa função de publicação no exterior com nossa organização em Tóquio, revisitar a atual estrutura de governança e as linhas de relatórios associadas e avançar no gerenciamento integrado do grupo com o objetivo de maximizar a receita mundial gerada por futuros títulos lançados pelos estúdios do grupo no Japão e no exterior.

No futuro, a função de desenvolvimento da empresa incluirá seus estúdios no Japão, Square Enix External Studios e Square Enix Collective. Os estúdios estrangeiros da empresa continuarão a publicar franquias como JUST Cause, OUTRIDERS e Life is Strange.

Fonte: https://www.hd.square-enix.com/eng/news/pdf/20220502%20A_Press%20Release_fin.pdf

Segundo a nota, a Square-Enix pretende investir em blockchain, IA e nuvem. O próprio Yosuke Matsuda, presidente da Square-Enix, já havia mencionado que desejava investir mais tempo nesta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de