Parece que cometi uma gafe séria ao deixar passar batido esta data. Mas para tudo tem remédio. Este ano o famoso console da Nintendo, o Super Nintendo, completou seus 20 anos de existência. Se você viveu sua infância pelos anos 90, há uma grande probabilidade deste console ser uma parte importante daqueles anos.
Eu particularmente não tinha um Super Nintendo até um bom tempo depois.
Meu primeiro console de 16 bits foi o Mega Drive, mas logo com meus amigos comprando o console da Nintendo, vim a conhecer este também.
Obviamente, naquela época, a disputa era muito mais acirrada sobre qual o melhor console. Como dono de um Mega Drive, eu mesmo defendia a SEGA, igual hoje em dia se discute se o XBox 360 ou o PS3 são melhores. Com o tempo, aprendi a gostar de todos, afinal, me tornei um colecionador também.
Todos que tiveram este console deverão ter muito o que contar. Eu comprei o meu por que meu Mega Drive tinha estragado de uma forma irreversível, e com muita sorte, meu irmão encontrou 100 reais no chão. Usamos o dinheiro para comprar o aparelho. Desde então, aprendemos a gostar dos jogos que saíam apenas para o SNES. O que eu aprendi a gostar com o SNES e que até hoje sou grande fã é da série Megaman da Capcom. Outras séries dedicadas ao console, embora eu não as tenha jogado no console, são dignas de serem mencionadas: Final Fantasy e Chrono Trigger. Certamente a série
Metroid se destaca bastante também. Todo mundo poderia dar uma lista enorme de jogos que fizeram sucesso naquela época. Alguém sugere mais jogos?
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Megaman X |
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Chrono Trigger |
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Final Fantasy 6 |
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Rock and Roll Racing |
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Super Mario World |
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Mortal Kombat 2 |
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Street Fighter 2 Turbo |
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Super Metroid |
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The legend of Zelda |
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Star Fox |
Detalhes técnicos
O SNES deve bastante sua fama ao seu hardware. Lançado no Japão em 21 de novembro de 1990 e em 23 de agosto de 1991 na América do Norte, a Nintendo teve muito tempo para desenvolver um hardware melhor que seu concorrente, o Mega Drive, lançado dois anos antes. Vamos aos dados técnicos:
Referência de CPU |
Processador | Ricoh 5A22, baseado em um core 16-bit 65c816 |
Frequências de Clock (NTSC) | Entrada: 21.47727 MHz
Barramento: 3.58 MHz, 2.68 MHz, ou 1.79 MHz |
Frequências de Clock (PAL) | Entrada: 21.28137 MHz
Barramento: 3.55 MHz, 2.66 MHz, ou 1.77 MHz |
Barramentos | Barramentos de endereço de 24-bit e 8-bit, barramento de dados de 8-bit |
Características adicionais | - DMA e HDMA
- IRQ temporizado
- Processamento de I/O paralelo
- Multiplicação e divisão por hardware
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Referência de vídeo |
Resoluções | Progressiva: 256 × 224, 512 × 224, 256 × 239, 512 × 239
Interlaçada: 512 × 448, 512 × 478 |
Pixel depth | 2, 4, 7, or 8 bpp indexados; 8 or 11 bpp diretos |
Total colors | 32768 (15-bit) |
Sprites | 128, 32 máximo por linha; até 64 × 64 pixels |
Backgrounds | Até 4 planos; cada um com até 1024 × 1024 pixels |
Efeitos | - Pixelização (mosaico) por background
- Adição e subtração de cor
- Clipping windows (por background, affecting color, matemática, ou ambos)
- Scrolling por 8 × 8 tile
- Operações de matriz Mode 7
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Referência de Áudio |
Processadores | Sony SPC700, Sony DSP |
Frequências de clock | Entrada: 24.576 MHz
SPC700: 1.024 MHz |
Formato | 16-bit ADPCM, 8 canais |
Saída | 32 kHz 16-bit estéreo |
Efeitos | - ADSR envelope control
- Escalamento e modulação de frequência usando interpolação gaussiana
- Eco: 8-tap FIR filter, com até 0.24s de atraso
- Geração de ruído
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Referência de memória |
RAM principal | 128 kB |
Video RAM | 64 kB de RAM principal
512 + 32 bytes de RAM para sprites
256 × 15 bits de RAM para paleta |
Audio RAM | 64 kB |
Estes dados foram obtidos do site sobre
Super Nintendo, na Wikipedia. Além do hardware do próprio console, devemos destacar uma série de coprocessadores disponíveis em cartuchos, que aumentava as capacidades do console. O mais famoso é o chip Super FX, que permitia ao Super Nintendo gerar gráficos poligonais (e foram usados no jogo Star Fox). Outro chip também usado pela Capcom foi o chip CX4, que é um coprocessador matemático usado para cálculos trigonométricos. Ele é usado em Megaman X2 e Megaman X3 para criar os gráficos
wireframe existentes nestes jogos. Uma lista de jogos que usam chips que aumentam a capacidade do SNES pode ser encontrada em uma página dedicada ao tema, na
Wikipedia.
Concluindo
Há 20 anos, o Super Nintendo era lançado nos EUA. Sua produção só parou em setembro de 2003, atingindo o número de 49.10 milhões de unidades vendidas. Muitos hoje consideram este console um dos melhores consoles de todos os tempos. Certamente muitos possuem várias histórias para contar sobre ele. Fiquem à vontade para compartilhá-las.
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