Todos que possuem algum contato com o mundo dos games já deve ter tido a vontade de ir alguma vez ao país do sol nascente. A indústria dos games é uma das maiores indústrias no Japão. Boa parte das grandes empresas de games são de origem japonesa e suas matrizes estão localizadas ali.
Desde pequeno eu tinha vontade de conhecer estas empresas e conhecer de perto este mundo. Este pequeno sonho consegui realizar em 2019, quando pude visitar o país. Logicamente minha visita tinha um roteiro de visita às empresas de jogos eletrônicos e a visita a algumas lojas de venda de aparelhos e jogos antigos.
Resolvi então reiniciar minhas postagens neste blog falando um pouco das empresas que visitei e mostrar as fotos que tirei de lá. Como é um país onde tirar fotos pode incomodar um pouco, eu fiquei meio receoso de tirar fotos dentro das empresas. Mas, dentro do possível, vou buscar alguma foto já tirada dos locais, para complementar este post.
Em um post futuro falarei mais sobre lojas de jogos retrô, mais especificamente a Super Potato.
Nintendo
A Nintendo tem uma história bem interessante. Quem imaginaria que uma empresa que fabricava cartas se tornaria uma das maiores empresas de jogos eletrônicos do mundo? Bem, quem visita sua cidade natal, Quioto, pode conhecer um pouco desta história. O prédio original da empresa ainda existe e mantém a plaquinha original até hoje. A localização está abaixo:
Entrada da antiga Nintendo |
Prédio da antiga Nintendo |
Atual sede da Nintendo |
Detalhe da Logo |
Capcom
Grande responsável por franquias famosas como Street Fighter, Megaman e Resident Evil, a Capcom tem sede na cidade de Osaka. Ela oferece um lugar mais atrativo para turistas, mas quando fui o prédio estava fechado. Dava para ver alguns bonecos do Megaman no térreo e parece que há uma loja com produtos da empresa.
Entrada da sede da Capcom |
Square Enix
Como também sou muito fã vários jogos da Square Enix, eu também tomei um pouco de tempo para ir até a sede desta empresa, que fica em Shinjuku, Tóquio. Ao lado da sede existe um café e loja de itens da Square, onde pude ver de perto vários e vários action figures, pelúcias, etc. Eu fiquei com receio de tirar fotos dentro da loja, mas o site oficial da ARTNIA mostra como esta loja é bem decorada.
Exterior da loja ARTNIA de produtos da Square Enix |
Sede da Square Enix |
Outras empresas
Infelizmente não consegui visitar outras empresas. Tentei encontrar a sede da Sony, mas acabei não encontrando. A sede da Sega ficava muito longe dos locais onde eu estava indo, então acabei não procurando ela. A sede da Konami ficava mais fácil de encontrar, mas acabei não tendo tempo. Todas elas ficam na cidade de Tóquio.
Bem, ainda espero voltar lá e ter planos melhores de visita a estas empresas. Achei interessante pelo menos mostrar um pouco delas, porque eu mesmo antes não tinha nem noção de onde ficavam ou como era estas empresas que desenvolveram jogos que eu tanto gosto.
Massa, Gustavo!
ResponderExcluirEspero um dia conhecer o Japão e ver a SNK e os Estúdios Ghibli. Também queria conhecer o parque da Nintendo na Universal. Você esteve lá agora durante a pandemia?
Abraço!
Oi, Avelar.
ExcluirNão, o parque da Nintendo foi aberto depois que voltei de viagem. Mas a qualidade dos brinquedos é muito boa, eu tenho vontade de ver o parque.