quinta-feira, 28 de abril de 2022

Yuji Naka vence ação contra Square Enix e Arzest


Yuji Naka, conhecido por criar entre outras a série Sonic The Hedgehog, anunciou hoje através de sua conta do Twitter que teria ganho uma ação contra a Square Enix e a empresa Arzest, onde trabalhou na criação do jogo Balan Wonderworld. Segundo ele, ele foi retirado do projeto por apontar problemas na produção do jogo e por questionar algumas campanhas publicitárias.

Em sua conta no twitter, ele explica sua visão sobre a criação de jogos e como o criador é alguém comprometido com as melhorias de um jogo até a sua data de lançamento. Curiosamente ele adiciona um detalhe interessante na criação de Sonic The Hedgehog: a mecânica de não morrer se Sonic tiver pelo menos um anel foi algo adicionado 2 semanas antes da data limite do jogo.

O comentário completo de Yuji Naka está traduzido abaixo:

Por volta de meio ano antes do lançamento de Balan Wonderworld, emitiu-se uma ordem para que eu fosse removido como diretor de Balan Wonderworld, então abri uma ação contra a Square Enix. Eu gostaria de comentar que o julgamento terminou e a ordem não está mais em vigor neste momento. 

Eu acho que a Square Enix que não se importa com jogos e fãs de jogos não é boa. De acordo com os documentos do tribunal, fui afastado como diretor de Balan Wonderworld em dois pontos. Ele foi executado pelo produtor, responsável pelo marketing, responsável pelo som, diretor e pelo Recursos Humnos. 

Em primeiro lugar, para uma promoção, um YouTuber iria tocar uma música do jogo no piano e disponibilizar a partitura. Apesar do jogo original estar sendo lançado, seria usada uma música arranjada e além disto a partitura escrita por um escritor fantasma, o que achei estranho, por isto insisti para que se lançasse a música original, o que me causou problemas. 

O segundo ponto é a respeito do que eu disse, segundo documentos da corte, sobre a Arzest lançar o jogo sem corrigi-lo, apesar da existência de bugs no processo de desenvolvimento. Está escrito que os comentários que fiz para melhorar os jogos estavam minando minha relação com a Arzest e que o produtor Fujimoto conversou com Ojima sobre isto.

Em outro ponto, em um email de Ojima endereçado a Fujimoto: "Há pouco reuni a staff e lhes falei sobre a questão de mudar a versão de teste. Enquanto eu dizia "Esta decisão foi tomada pelo produtor Fujimoto. Vamos nos esforçar pelo sr. Fujimoto", a staff aplaudia e torcia. Fiquei impressionado por ter sido inesperado. Os funcionários que estavam depressivos ultimamente foram revitalizados. Verdadeiramente obrigado. Todos irão se esforçar!". Como o cronograma é definido pelo produtor, não por mim, o fato do cronograma ser rigoroso não tem importa. Algo está errado, não é?

Certamente não acho bom que apenas a partitura da música arranjada seja lançada. Eu acho que a música que todos conhecem e cantarolam deve ser a música original do jogo. Eu acho que um jogo é feito esforçando-se até o fim para melhorá-lo, de forma que os fãs ao comprá-lo se divirtam. Acho estranho afastar um diretor que faz comentários sobre o jogo, sem consultá-lo, só por não haver tempo para fazer isto.

Como retuítes e likes em redes sociais também foram proibidos, eu acho que a Square Enix não se importa com os fãs de games. Apesar Balan Wonderworld ter tantos comentários e muitas imagens maravilhosas, eu infelizmente não pude fazer nada.

Sinto muito pelos vários clientes que compraram o Balan Wonderworld inacabado. De agora em diante nas redes sociais, se você só me marcar ou me mencionar, acho que poderei te responder também.

Eu acho natural fazer pedidos de correção durante a produção de um jogo para torná-lo melhor. Se não for possível fazer isto, nós deveríamos apenas discutir isto. Acho que o jogo não foi bem cuidado.

Sonic the Hedgehog foi alterado 2 semanas antes do deadline para uma especificação onde você não morre se tiver 1 anel. Para chegar nesta especificação que todos conhecem, trabalhei para melhorar o jogo até o último minuto e acredito que todos estão se divertindo com ele até hoje. Criadores melhoram os jogos até o último minuto e acho estranho prevenir isto de acontecer. Pedi para um advogado para que negociasse a possibilidade de eu apenas fazer comentários sobre o desenvolvimento até o final, como não consegui, ajuizei uma ação.

Acho que isto tem muita relação com o que todos sabem sobre os resultados e avaliações de Balan Wonderworld. É realmente uma pena que o trabalho que criei desde o início tenha tal resultado. Pessoalmente, sinto muito por ter lançado o trabalho inacabado "Balan Wonderworld" para o mundo. Eu queria lançá-lo no mundo como um jogo de ação de uma forma apropriada, considerando várias coisas. Acho que Square Enix e Arzest são empresas que não se importam com jogos e seus fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de