segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Controle um LM317T com sinal PWM

Este artigo foi postado na EDN, e é muito interessante. Com um circuito assim, pode-se obter uma fonte controlada digitalmente, o que pode ser muito útil em projetos futuros.
O LM317T da National Semiconductor é um regulador de tensão-ajustável popular que fornece tensões de saída de 1.25 a 37V com o máximo de 1.5A de corrente. Você pode ajustar a tensão de saída com um potênciômetro. O circuito na Figura 1 substitui o potenciômetro com uma tensão analógica que você pode controlar com um sinal PWM (pulse-width-modulation). Você controla este sinal com um microcontrolador ou qualquer outro circuito digital. Você pode usar o mesmo microcontrolador para monitorar dinamicamente a saída e ajustar o LM317T.
Usando um filtro passa-baixa RC e um OPAMP, você pode converter o sinal PWM para um nível DC que pode ajustar a tensão de saída do LM317T. Variar a largura de pulso do sinal de entrada te permite gerar uma tensão analógica de 0V a 5V na saída do filtro passa-baixa. O OPAMP multiplica a tensão para conseguir a faixa de tensões desejada.
Para cenários onde você deve multiplicar a tensão de entrada por dois, o pino de ajuste do LM317T recebe de 0 a 10V. Sua faixa de tensão de saída varia de 1.25 a 11.25V. A equação VOUT=VADJ+1.25V governa a tensão de saída do LM3175T. Você pode mudar o ganho do OPAMP, escolhendo valores apropriados para R4 e R2. Você deve ser capaz de remover as tensões de offset do OPAMP. Use um OPAMP como o LM741 da National Semiconductor, com ajuste nulo. A seleção de valores para o capacitor e resistor para o filtro passa-baixa RC depende da frequência do sinal PWM. Este circuito usa um valor para um sinal PWM de 1kHz.
Você pode melhorar o circuito, mudando o filtro passa-baixa RC por um filtro ativo e então criando uma realimentação com a saída do circuito para o microcontrolador para ajustes dinâmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de