sexta-feira, 27 de julho de 2012

Células fotovoltaicas de qualquer semicondutor

Uma ótima notícia para a área de energia solar foi anunciada no site Eurekalert. Talvez tenhamos em um futuro não muito distante, um maior uso de células fotovoltaicas. Trago traduzido aqui, parte da matéria. A descrição do processo desenvolvido pode ser lido no texto original.

Fotovoltaicos de qualquer semicondutor

Uma tecnologia que possibilitará células solares de baixo custo e alta eficiência serem feitas de praticamente qualquer semicondutor foi desenvolvido por pesquisadores do Lawrence Berkeley National Laboratory (Berkeley Lab), do U.S. Department of Energy (DOE) e da University of California (UC) Berkeley. Esta tecnologia abre portas para o emprego de amplos e relativamente baratos semicondutores, como os promissores óxidos metálicos, sulfuretos e compostos à base de fósforo, que foram considerados inapropriados para células solares porque é difícil adaptar suas propriedades por meios mecânicos.

"É hora de colocarmos materiais ruins em bom uso", diz o físico Alex Zettl, que lidera esta pesquisa juntamente com seu colega Feng Wang. "Nossa tecnologia nos permite driblar a dificuldade de adaptar quimicamente muitos semicondutores abundantes e não tóxicos, adaptando estes materiais simplesmente por aplicar um campo elétrico".

Zettl, que possui indicações na Berkeley Lab's Materials Sciences Division e na UC Berkeley's Physics Department, de onde ele dirige o Center of Integrated Nanomechanical Systems (COINS), é o autor de um artigo descrevendo seu trabalho no jornal Nano Letters. O artigo é intitulado "Screening-Engineered Field-Effect Solar Cells". Ele foi escrito em co-autoria com William Regan, Steven Byrnes, Will Gannett, Onur Ergen, Oscar Vazquez-Mena and Feng Wang.

Células solares convertem luz solar em eletricidade usando materiais semicondutores que exibem o efeito fotovoltaico – significando que eles absorvem fótons e liberam elétrons que podem ser direcionados em uma corrente elétrica. Células fotovoltaicas são as mais modernas fontes de energia limpa, verde e renovável, mas as tecnologias atuais utilizam semicondutores relativamente escassos e caros, como grandes cristais de silício ou finos filmes de telureto de cádmio ou CIGS (copper indium gallium selenide, material composto de cobre, índio, gálio e selênio), que são caros e difíceis de se fabricar em dispositivos.

"Tecnologias solares hoje encaram uma relação custo/eficiência que tem atrasado sua implementação", diz Zettl. "Nossa tecnologia reduz o custo e complexidade de fabricação de células solares e então fornece o que poderia ser uma importante alternativa com bom custo e que beneficia o meio-ambiente, que pode acelerar o uso de energia solar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de