Portanto, a escolha mais lógica para se iniciar esta série é a apresentação de compiladores. Com eles, poderemos desenvolver todo o programa para nossos jogos. É claro que também poderemos usá-los para desenvolver aplicativos para as placas que desenvolvermos, então o interesse nos compiladores é grande.
Começo portanto apresentando um compilador gratuito de linguagem C/C++ que pretendo usar em meus posts: o Dev C++. Este compilador foi desenvolvido pela Bloodshed Software em Delphi 6 (seu código fonte pode ser obtido no site). O software pode ser baixado aqui. O processo de instalação do programa não é complicado.
O programa vem com alguns exemplos. O arquivo abaixo é o arquivo principal do projeto WinMenu, que pode ser encontrado na pasta de exemplos do Dev C++:
#include <windows.h> #include "main.h" /* Declare WindowsProcedure */ LRESULT CALLBACK WindowProcedure(HWND, UINT, WPARAM, LPARAM); /* Make the classname into a global variable */ char szClassName[] = "Windows Example"; HINSTANCE hThisInstance; int WINAPI WinMain(HINSTANCE hThisInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpszArgument, int nFunsterStil) { HWND hwnd; /* This is the handle for our window */ MSG messages; /* Here messages to the application is saved */ WNDCLASSEX wincl; /* Datastructure for the windowclass */ HMENU menu; /* Handle of the menu */ /* The Window structure */ wincl.hInstance = hThisInstance; wincl.lpszClassName = szClassName; wincl.lpfnWndProc = WindowProcedure; /* This function is called by windows */ wincl.style = CS_DBLCLKS; /* Ctach double-clicks */ wincl.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX); /* Use default icon and mousepointer */ wincl.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION); wincl.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION); wincl.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW); wincl.lpszMenuName = NULL; /* No menu */ wincl.cbClsExtra = 0; /* No extra bytes after the window class */ wincl.cbWndExtra = 0; /* structure or the window instance */ /* Use lightgray as the background of the window */ wincl.hbrBackground = (HBRUSH) GetStockObject(LTGRAY_BRUSH); /* Register the window class, if fail quit the program */ if(!RegisterClassEx(&wincl)) return 0; /* The class is registered, lets create the program*/ hwnd = CreateWindowEx( 0, /* Extended possibilites for variation */ szClassName, /* Classname */ "Windows Example", /* Title Text */ WS_OVERLAPPEDWINDOW, /* defaultwindow */ CW_USEDEFAULT, /* Windows decides the position */ CW_USEDEFAULT, /* where the window end up on the screen */ 544, /* The programs width */ 375, /* and height in pixels */ HWND_DESKTOP, /* The window is a childwindow to desktop */ NULL, /* No menu */ hThisInstance, /* Program Instance handler */ NULL /* No Window Creation data */ ); /* Make the window visible on the screen */ ShowWindow(hwnd, nFunsterStil); menu = LoadMenu(hThisInstance, MAKEINTRESOURCE(ID_MENU)); SetMenu(hwnd, menu); /* Run the nessageloop. It will run until GetMessage( ) returns 0 */ while(GetMessage(&messages, NULL, 0, 0)) { /* Send message to WindowProcedure */ DispatchMessage(&messages); } /* The program returvalue is 0 - The value that PostQuitMessage( ) gave */ return messages.wParam; } /* This function is called by the Windowsfunction DispatchMessage( ) */ LRESULT CALLBACK WindowProcedure(HWND hwnd, UINT message, WPARAM wParam, LPARAM lParam) { switch (message) /* handle the messages */ { case WM_COMMAND: switch( wParam ) { case IDM_FILENEW: case IDM_FILEOPEN: case IDM_FILESAVE: case IDM_FILESAVEAS: case IDM_FILEPRINT: case IDM_FILEPAGESETUP: case IDM_FILEPRINTSETUP: case IDM_EDITUNDO: case IDM_EDITCUT: case IDM_EDITCOPY: case IDM_EDITPASTE: case IDM_EDITDELETE: MessageBox( hwnd, (LPSTR) "Function Not Yet Implemented.", (LPSTR) szClassName, MB_ICONINFORMATION | MB_OK ); return 0; case IDM_HELPCONTENTS: WinHelp( hwnd, (LPSTR) "HELPFILE.HLP", HELP_CONTENTS, 0L ); return 0; case IDM_HELPSEARCH: WinHelp( hwnd, (LPSTR) "HELPFILE.HLP", HELP_PARTIALKEY, 0L ); return 0; case IDM_HELPHELP: WinHelp( hwnd, (LPSTR) "HELPFILE.HLP", HELP_HELPONHELP, 0L ); return 0; case IDM_FILEEXIT: SendMessage( hwnd, WM_CLOSE, 0, 0L ); return 0; case IDM_HELPABOUT: MessageBox (NULL, "About..." , "Windows example version 0.01", 1); return 0; } break; case WM_CLOSE: DestroyWindow( hwnd ); return 0; case WM_DESTROY: PostQuitMessage (0); return 0; break; default: /* for messages that we don't deal with */ return DefWindowProc(hwnd, message, wParam, lParam); } return 0; }
Aqui temos um programa básico para o Windows. Se você instalou o Dev C++, tente compilar este programa (aperte F9). Caso algum erro tenha acontecido, é por que você precisará fazer algumas configurações no Dev C++. Para isto, vá ao menu Ferramentas >> Opções do compilador, depois procure a aba Diretórios. Você terá que adicionar o caminho do MingW32, que é o compilador Windows. Este diretório deve ficar em algum caminho do tipo C:\Dev-Cpp\libexec\gcc\mingw32\3.4.2, onde o C: você deverá substituir pelo drive onde você instalou o Dev C++, e o 3.4.2 é a versão do MingW32. Compile novamente e uma janela aparecerá.
O Dev C++ pode ser usado com livrarias gráficas, para a programação de jogos e de emuladores. Talvez a primeira livraria que você deva tentar instalar para usar é a livraria Allegro. Para a instalação dela no Dev C++, há um bom tutorial disponível no site Biblioteca dos Desenvolvedores de Jogos. Instale esta biblioteca, e você estará pronto para desenvolver seus jogos e emuladores.
Em posts futuros, estarei tratando mais desta questão. Na medida do possível, estarei falando mais sobre a programação em C++ de um modo geral, para que tais programas possam ser usados em automação também.
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