sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Conhecendo o Dev C++

Há muito tempo desejava iniciar uma série sobre emulação e criação de jogos. Obviamente irei tratar de várias ferramentas para isto, e pretendo começar com as ferramentas mais simples (nada de apresentar Engines de jogos por enquanto), caminhando para as mais complexas.
Portanto, a escolha mais lógica para se iniciar esta série é a apresentação de compiladores. Com eles, poderemos desenvolver todo o programa para nossos jogos. É claro que também poderemos usá-los para desenvolver aplicativos para as placas que desenvolvermos, então o interesse nos compiladores é grande.
Começo portanto apresentando um compilador gratuito de linguagem C/C++ que pretendo usar em meus posts: o Dev C++. Este compilador foi desenvolvido pela Bloodshed Software em Delphi 6 (seu código fonte pode ser obtido no site). O software pode ser baixado aqui. O processo de instalação do programa não é complicado.
O programa vem com alguns exemplos. O arquivo abaixo é o arquivo principal do projeto WinMenu, que pode ser encontrado na pasta de exemplos do Dev C++:

#include <windows.h>
#include "main.h"

/* Declare WindowsProcedure */
LRESULT CALLBACK WindowProcedure(HWND, UINT, WPARAM, LPARAM);
/* Make the classname into a global variable */
char szClassName[] = "Windows Example";
HINSTANCE hThisInstance;

int WINAPI WinMain(HINSTANCE hThisInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpszArgument, int nFunsterStil)

{
    HWND hwnd;               /* This is the handle for our window */
    MSG messages;            /* Here messages to the application is saved */
    WNDCLASSEX wincl;        /* Datastructure for the windowclass */
    HMENU menu;              /* Handle of the menu */

    /* The Window structure */
    wincl.hInstance = hThisInstance;
    wincl.lpszClassName = szClassName;
    wincl.lpfnWndProc = WindowProcedure;      /* This function is called by windows */
    wincl.style = CS_DBLCLKS;                 /* Ctach double-clicks */
    wincl.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX);

    /* Use default icon and mousepointer */
    wincl.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);
    wincl.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);
    wincl.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW);
    wincl.lpszMenuName = NULL; /* No menu */
    wincl.cbClsExtra = 0;                      /* No extra bytes after the window class */
    wincl.cbWndExtra = 0;                      /* structure or the window instance */
    /* Use lightgray as the background of the window */
    wincl.hbrBackground = (HBRUSH) GetStockObject(LTGRAY_BRUSH);

    /* Register the window class, if fail quit the program */
    if(!RegisterClassEx(&wincl)) return 0;

    /* The class is registered, lets create the program*/
    hwnd = CreateWindowEx(
           0,                   /* Extended possibilites for variation */
           szClassName,         /* Classname */
           "Windows Example",         /* Title Text */
           WS_OVERLAPPEDWINDOW, /* defaultwindow */
           CW_USEDEFAULT,       /* Windows decides the position */
           CW_USEDEFAULT,       /* where the window end up on the screen */
           544,                 /* The programs width */
           375,                 /* and height in pixels */
           HWND_DESKTOP,        /* The window is a childwindow to desktop */
           NULL,                /* No menu */
           hThisInstance,       /* Program Instance handler */
           NULL                 /* No Window Creation data */
           );

    /* Make the window visible on the screen */
    ShowWindow(hwnd, nFunsterStil);

    menu = LoadMenu(hThisInstance, MAKEINTRESOURCE(ID_MENU));
    SetMenu(hwnd, menu);

    /* Run the nessageloop. It will run until GetMessage( ) returns 0 */
    while(GetMessage(&messages, NULL, 0, 0))
    {
           /* Send message to WindowProcedure */
           DispatchMessage(&messages);
    }

    /* The program returvalue is 0 - The value that PostQuitMessage( ) gave */
    return messages.wParam;
}

/* This function is called by the Windowsfunction DispatchMessage( ) */
LRESULT CALLBACK WindowProcedure(HWND hwnd, UINT message, WPARAM wParam, LPARAM lParam)
{
    switch (message)                  /* handle the messages */
    {
       case WM_COMMAND:
           switch( wParam )
           {
             case IDM_FILENEW:
             case IDM_FILEOPEN:
             case IDM_FILESAVE:
             case IDM_FILESAVEAS:
             case IDM_FILEPRINT:
             case IDM_FILEPAGESETUP:
             case IDM_FILEPRINTSETUP:

             case IDM_EDITUNDO:
             case IDM_EDITCUT:
             case IDM_EDITCOPY:
             case IDM_EDITPASTE:
             case IDM_EDITDELETE:
                  MessageBox( hwnd, (LPSTR) "Function Not Yet Implemented.",
                              (LPSTR) szClassName,
                              MB_ICONINFORMATION | MB_OK );
                  return 0;

             case IDM_HELPCONTENTS:
                  WinHelp( hwnd, (LPSTR) "HELPFILE.HLP",
                           HELP_CONTENTS, 0L );
                  return 0;

             case IDM_HELPSEARCH:
                  WinHelp( hwnd, (LPSTR) "HELPFILE.HLP",
                           HELP_PARTIALKEY, 0L );
                  return 0;

             case IDM_HELPHELP:
                  WinHelp( hwnd, (LPSTR) "HELPFILE.HLP",
                           HELP_HELPONHELP, 0L );
                  return 0;

             case IDM_FILEEXIT:
                  SendMessage( hwnd, WM_CLOSE, 0, 0L );
                  return 0;

             case IDM_HELPABOUT:
                  MessageBox (NULL, "About..." , "Windows example version 0.01", 1);
                  return 0;

           }
           break;

      case WM_CLOSE:
           DestroyWindow( hwnd );
           return 0;

      case WM_DESTROY:
           PostQuitMessage (0);
           return 0;

      break;
      default:                   /* for messages that we don't deal with */
      return DefWindowProc(hwnd, message, wParam, lParam);
   }
  return 0;
}

Aqui temos um programa básico para o Windows. Se você instalou o Dev C++, tente compilar este programa (aperte F9). Caso algum erro tenha acontecido, é por que você precisará fazer algumas configurações no Dev C++. Para isto, vá ao menu Ferramentas >> Opções do compilador, depois procure a aba Diretórios. Você terá que adicionar o caminho do MingW32, que é o compilador Windows. Este diretório deve ficar em algum caminho do tipo C:\Dev-Cpp\libexec\gcc\mingw32\3.4.2, onde o C: você deverá substituir pelo drive onde você instalou o Dev C++, e o 3.4.2 é a versão do MingW32. Compile novamente e uma janela aparecerá.
O Dev C++ pode ser usado com livrarias gráficas, para a programação de jogos e de emuladores. Talvez a primeira livraria que você deva tentar instalar para usar é a livraria Allegro. Para a instalação dela no Dev C++, há um bom tutorial disponível no site Biblioteca dos Desenvolvedores de Jogos. Instale esta biblioteca, e você estará pronto para desenvolver seus jogos e emuladores.
Em posts futuros, estarei tratando mais desta questão. Na medida do possível, estarei falando mais sobre a programação em C++ de um modo geral, para que tais programas possam ser usados em automação também.

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