terça-feira, 27 de setembro de 2011

Arduino com microcontroladores ARM

A notícia seguinte, embora com um pouco de atraso de minha parte, não deixa de ser interessante (trazida pelo site The H Open):
Arduino começa a adotar plataforma ARM

A empresa por trás da plataforma de hardware open-source, Arduino, anunciou o Arduino Due baseado em ARM. Este é o primeiro produto baseado em ARM, outras placas Arduino usam o microncontrolador ATMega de 16Mhz.

Como o processador de 32-bit ATMEL SAM3U Cortex-M3, operando a 96 Mhz, é uma grande mudança para o projeto, eles estão adotando uma abordagem mais cheia de estágios, para trazê-lo para o mercado. Primeiramente, a placa será enviada para desenvolvedores selecionados, para que eles deem suas impressões, então a empresa irá começar a vender placas Developer Edition no Arduino Store para desenvolvedores que querem se juntar ao desenvolvimento. No final de 2011, a companhia espera enviar uma versão final e testada da placa. O Due terá 256 KB de Flash, 50 KB de SRAM, 5 barramentos SPI, 2 interfaces I2C, 5 UARTS e 16 entradas analógicas de resolução de 12-bits.

O Due não foi o único anúncio de Arduino. Arduino Leonardo é uma nova placa de Arduino de baixo custo, com um design mais simples que o Arduino UNO e um driver USB que pode simular um mouse, teclado e porta serial. Um shield WiFi de Arduino foi anunciado, o que irá permitir aplicações Arduino comunicarem sobre um completo stack TCP-IP, através de redes sem fio. Usuários do shield Ethernet deverão ser capazes de migrar seu código para o shield WiFi com poucas mudanças.

Finalmente, mas muito importante, a especificação Arduino 1.0 foi finalizada, definindo a API, IDE e layout das placas; os desenvolvedores irão fazer um release candidate da especificação disponível e esperar que a tenham pronta para lançamento depois de um mês na comunidade.
Esta parece ser uma ótima placa de desenvolvimento. Aguardo ansiosamente pelo Shield WiFi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de