sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Nova versão do Gameduino.

Que tal desenvolver seus próprios jogos em uma plataforma de hardware livre? Esta é a proposta dos criadores do Shield Gameduino, para o Arduino. O projeto da segunda versão está no Kickstarter, uma plataforma de crowdfunding, desde 8 de outubro (há dois dias) e já conseguiu o valor necessário para dar início ao projeto. Pelo visto muitas pessoas estão querendo desenvolver com este projeto.
As especificações são simplesmente espetaculares. A pessoa poderá programar jogos com até 2000 sprites. O Shield possui acelerômetro, entrada para cartão microSD, tela de LCD touchscreen de 4.3 polegadas, jack para fones de ouvido... Ele usa comandos OpenGL, 256Kbytes de memória de vídeo.
O Gameduino 2 utiliza o FT800 da FTDI, que faz praticamente tudo. Uma simples olhada nas especificações do chip no site da FTDI impressiona:
  • Único chip para controle de Display, Audio e Touchscreen
  • Resolução de até 512 x 512 pixel
  • 262K cores (6 Red, 6 Green, 6 Blue)
  • Anti-Aliasing
  • 2-bit dither de cores
  • Tempo de HSYNC/VSYNC programável
  • Controle de backlight
  • Sensor resistivo de toque
  • Abordagem de programação orientada objetivamente
  • Widgets embarcados para ajudar a criar imagens complexas
  • Saída de áudio mono
  • 64 tons polifônicos incluídos
  • Decodificação mono 8-bit linear PCM, 4-bit ADPCM e codificação no formato μ-Law a taxas de amostragem de 8kHz a 48kHz
  • Interface SPI/I2C
  • Sinais de 1.8V a 3.3V de IO para o microcontrolador
  • Nível de 3V3 nos pinos RGB
  • Faixa de temperatura de operação extendida de -40°C to 85°C
  • Disponível em encapsulamento QFN-48 (RoHS compliant)
Abaixo temos uma foto do Shield:


É sempre bom conhecer estas opções existentes no mercado. O projeto possui um site, localizado em http://excamera.com/sphinx/gameduino2/. Abaixo está o vídeo de apresentação do projeto, que anima muito os desenvolvedores e amantes de jogos:

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