Portanto, a escolha mais lógica para se iniciar esta série é a apresentação de compiladores. Com eles, poderemos desenvolver todo o programa para nossos jogos. É claro que também poderemos usá-los para desenvolver aplicativos para as placas que desenvolvermos, então o interesse nos compiladores é grande.
Começo portanto apresentando um compilador gratuito de linguagem C/C++ que pretendo usar em meus posts: o Dev C++. Este compilador foi desenvolvido pela Bloodshed Software em Delphi 6 (seu código fonte pode ser obtido no site). O software pode ser baixado aqui. O processo de instalação do programa não é complicado.
O programa vem com alguns exemplos. O arquivo abaixo é o arquivo principal do projeto WinMenu, que pode ser encontrado na pasta de exemplos do Dev C++:
#include <windows.h>
#include "main.h"
/* Declare WindowsProcedure */
LRESULT CALLBACK WindowProcedure(HWND, UINT, WPARAM, LPARAM);
/* Make the classname into a global variable */
char szClassName[] = "Windows Example";
HINSTANCE hThisInstance;
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hThisInstance, HINSTANCE hPrevInstance, LPSTR lpszArgument, int nFunsterStil)
{
HWND hwnd; /* This is the handle for our window */
MSG messages; /* Here messages to the application is saved */
WNDCLASSEX wincl; /* Datastructure for the windowclass */
HMENU menu; /* Handle of the menu */
/* The Window structure */
wincl.hInstance = hThisInstance;
wincl.lpszClassName = szClassName;
wincl.lpfnWndProc = WindowProcedure; /* This function is called by windows */
wincl.style = CS_DBLCLKS; /* Ctach double-clicks */
wincl.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX);
/* Use default icon and mousepointer */
wincl.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);
wincl.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);
wincl.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW);
wincl.lpszMenuName = NULL; /* No menu */
wincl.cbClsExtra = 0; /* No extra bytes after the window class */
wincl.cbWndExtra = 0; /* structure or the window instance */
/* Use lightgray as the background of the window */
wincl.hbrBackground = (HBRUSH) GetStockObject(LTGRAY_BRUSH);
/* Register the window class, if fail quit the program */
if(!RegisterClassEx(&wincl)) return 0;
/* The class is registered, lets create the program*/
hwnd = CreateWindowEx(
0, /* Extended possibilites for variation */
szClassName, /* Classname */
"Windows Example", /* Title Text */
WS_OVERLAPPEDWINDOW, /* defaultwindow */
CW_USEDEFAULT, /* Windows decides the position */
CW_USEDEFAULT, /* where the window end up on the screen */
544, /* The programs width */
375, /* and height in pixels */
HWND_DESKTOP, /* The window is a childwindow to desktop */
NULL, /* No menu */
hThisInstance, /* Program Instance handler */
NULL /* No Window Creation data */
);
/* Make the window visible on the screen */
ShowWindow(hwnd, nFunsterStil);
menu = LoadMenu(hThisInstance, MAKEINTRESOURCE(ID_MENU));
SetMenu(hwnd, menu);
/* Run the nessageloop. It will run until GetMessage( ) returns 0 */
while(GetMessage(&messages, NULL, 0, 0))
{
/* Send message to WindowProcedure */
DispatchMessage(&messages);
}
/* The program returvalue is 0 - The value that PostQuitMessage( ) gave */
return messages.wParam;
}
/* This function is called by the Windowsfunction DispatchMessage( ) */
LRESULT CALLBACK WindowProcedure(HWND hwnd, UINT message, WPARAM wParam, LPARAM lParam)
{
switch (message) /* handle the messages */
{
case WM_COMMAND:
switch( wParam )
{
case IDM_FILENEW:
case IDM_FILEOPEN:
case IDM_FILESAVE:
case IDM_FILESAVEAS:
case IDM_FILEPRINT:
case IDM_FILEPAGESETUP:
case IDM_FILEPRINTSETUP:
case IDM_EDITUNDO:
case IDM_EDITCUT:
case IDM_EDITCOPY:
case IDM_EDITPASTE:
case IDM_EDITDELETE:
MessageBox( hwnd, (LPSTR) "Function Not Yet Implemented.",
(LPSTR) szClassName,
MB_ICONINFORMATION | MB_OK );
return 0;
case IDM_HELPCONTENTS:
WinHelp( hwnd, (LPSTR) "HELPFILE.HLP",
HELP_CONTENTS, 0L );
return 0;
case IDM_HELPSEARCH:
WinHelp( hwnd, (LPSTR) "HELPFILE.HLP",
HELP_PARTIALKEY, 0L );
return 0;
case IDM_HELPHELP:
WinHelp( hwnd, (LPSTR) "HELPFILE.HLP",
HELP_HELPONHELP, 0L );
return 0;
case IDM_FILEEXIT:
SendMessage( hwnd, WM_CLOSE, 0, 0L );
return 0;
case IDM_HELPABOUT:
MessageBox (NULL, "About..." , "Windows example version 0.01", 1);
return 0;
}
break;
case WM_CLOSE:
DestroyWindow( hwnd );
return 0;
case WM_DESTROY:
PostQuitMessage (0);
return 0;
break;
default: /* for messages that we don't deal with */
return DefWindowProc(hwnd, message, wParam, lParam);
}
return 0;
}
Aqui temos um programa básico para o Windows. Se você instalou o Dev C++, tente compilar este programa (aperte F9). Caso algum erro tenha acontecido, é por que você precisará fazer algumas configurações no Dev C++. Para isto, vá ao menu Ferramentas >> Opções do compilador, depois procure a aba Diretórios. Você terá que adicionar o caminho do MingW32, que é o compilador Windows. Este diretório deve ficar em algum caminho do tipo C:\Dev-Cpp\libexec\gcc\mingw32\3.4.2, onde o C: você deverá substituir pelo drive onde você instalou o Dev C++, e o 3.4.2 é a versão do MingW32. Compile novamente e uma janela aparecerá.
O Dev C++ pode ser usado com livrarias gráficas, para a programação de jogos e de emuladores. Talvez a primeira livraria que você deva tentar instalar para usar é a livraria Allegro. Para a instalação dela no Dev C++, há um bom tutorial disponível no site Biblioteca dos Desenvolvedores de Jogos. Instale esta biblioteca, e você estará pronto para desenvolver seus jogos e emuladores.
Em posts futuros, estarei tratando mais desta questão. Na medida do possível, estarei falando mais sobre a programação em C++ de um modo geral, para que tais programas possam ser usados em automação também.

Nenhum comentário:
Postar um comentário