terça-feira, 22 de março de 2016

20 anos do lançamento de Resident Evil

Há exatos 20 anos, um grupo de policiais da delegacia de Raccoon City sairia para investigar os estranhos acontecimentos de uma mansão muito sinistra em seus arredores. Ninguém imaginaria então que aquele jogo daria início a uma grande franquia.
Não havia muito tempo que o Playstation 1 havia sido lançado, e as pessoas ainda estavam acostumadas com sprites e jogos de plataforma. É verdade que Resident Evil não era bem o primeiro jogo do estilo (Alone in the Dark foi uma das inspirações dos criadores), mas este estilo ainda não estava tão popularizado. Por quê? Me pergunto às vezes... Talvez porque estes jogos eram da plataforma PC, que não era muito acessível a todos, não pelo menos aqui.
A sensação de se jogar a primeira vez Resident Evil é indescritível. Como não existiam jogos de survival horror, a tendência de um novato era desconfiar de tudo. A Capcom provavelmente sabia disto, já que colocava todo tipo de pergunta capciosa durante o jogo. "Você deseja retirar a tampa da banheira?" Hoje em dia não pensaríamos duas vezes!! Mas naquela época, um novato poderia muito bem imaginar que coisas como "ácido no lugar de água" faziam parte do jogo, e que se você fizesse aquilo talvez tivesse que repetir os últimos 30 minutos de jogo (aqueles que você gastou torrando toda sua munição em 4 zumbis).
Acredito que o grande alto deste jogo seja a quantidade enorme de charadas e enigmas para resolver. Resident Evil não era apenas um jogo de sobrevivência, era um jogo de segredos. O jogo te levava a pensar um pouco para seguir em frente. Este aspecto é, provavelmente, o que mais sinto falta.
Então hoje completamos 20 anos que este primeiro jogo foi lançado. Tenho muitas lembranças boas deste jogo, e acredito que muitos que o jogaram também têm. Só para matar um pouco da saudade, vamos rever a introdução do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de