terça-feira, 5 de março de 2013

Um pouco sobre ferreomodelismo

Crédito da imagem: Brian Ford
Há algum tempo eu planejava falar aqui no blog também sobre outro de meus hobbies, que é conhecido em português pelo estranho e longo nome de ferreomodelismo. Trata-se nada mais, nada menos do que a montagem de maquetes dedicadas aos modelos de trens elétricos.
Quem compartilha comigo da mesma paixão irá provavelmente concordar comigo quando penso que o grande atrativo do ferreomodelismo não está apenas em montar trilhos e fazer um modelo de trem andar por eles, mas sim, de montar a maquete da forma mais realista possível. E para isto há muitas técnicas que podem ser empregadas.
Comecei a gostar de trens e modelos de trens quando meus pais fizeram uma viagem à Europa a trabalho, e de lá trouxeram um modelo da Lima (atualmente falida). Por muito tempo meu pai tentou montar uma maquete, mas infelizmente era difícil encontrar peças para isto aqui onde moramos (felizmente a situação hoje em nossa cidade é diferente). Então ultimamente tenho adquirido um ou outro modelo, na medida que minhas condições financeiras me permitem...

Por que eu quis tratar deste assunto por aqui?

Bem, em primeiro lugar, por que neste blog eu tenho reunido tudo que tem me despertado interesse. E por que não colocar um pouco sobre este assunto também? Não conheço muitos sites ou blogs que falem sobre isto, na língua portuguesa. Então, esta é uma oportunidade de diversificar mais os temas do blog.
Por outro lado, sei que o ferreomodelismo é uma área que pode empregar bastante a eletrônica. E qualquer pessoa que tenha entrado em uma loja (virtual ou não) de modelos de trens pode dizer que é principalmente a parte eletrônica que encarece uma maquete. Um controle DCC pode custar até R$3000,00!!! Então pensei: por que não projetar um controle destes? E por que não fazer o máximo controle possível de sua maquete? Por que não aproveitar ao máximo os recursos eletrônicos como comunicação sem fio, controle por computador, acelerômetros e outros sensores, para fazer algo realmente interessante? Assim, tenho como objetivo aqui apresentar alguns projetos para esta área.

Por fim, para despertar a curiosidade dos visitantes, gostaria de colocar um vídeo feito em uma maquete de trens Märklin. Eu fico fascinado pela perfeição das paisagens nestas maquetes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de