quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Apresentando o Blender 3D

Há muito tempo eu queria aprender a usar algum programa de desenho 3D. Foi assim que descobri uma ferramenta gratuita muito boa para isto: o Blender 3D. Desde então, venho me aventurando por estas áreas, e certamente será muito interessante explorar o desenho 3D, para a elaboração de jogos.
Meu objetivo com este post, portanto, é apresentar o programa e dar algumas direções aos que desejam também aprender mais sobre este tipo de ferramenta. Não irei me dedicar a fazer tutoriais, por que estes já existem em quantidade e qualidade suficiente pela internet. Entre eles, o tutorial que acho mais interessante para iniciantes como eu, é o livro online, Blender 3D: Noob to Pro.
O download do programa pode ser feito nesta página. Pode-se observar que há várias opções para download.
O programa conta ainda com vários sites de comunidades dedicadas ao Blender. Aqui no Brasil, por exemplo, temos o Blender Brasil.
Como já tinha mencionado, o tutorial Blender 3D: Noob to Pro é um ótimo tutorial para o iniciante. A figura Lone House mostrada no início do tutorial, no tópico O que o Blender pode fazer, dá um pequeno "gostinho" para os ávidos desenhistas da capacidade da ferramenta:


Obviamente, desenhar algo assim, com tanta riqueza de detalhes, não é para qualquer um... O trabalho tem que começar do zero, e o tutorial faz isto: te ensina o básico do básico. Há inclusive o tutorial te ensinando a modelar uma casa (sem no entanto aplicar texturas e materiais):


Além do desenho, o Blender 3D possui ferramentas para fazer animação além de uma Game Engine. Definitivamente, para uma ferramenta gratuita, ela ajuda bastante os desenvolvedores de jogos. Acredito que a pessoa que queira investir nesta área, estará fazendo uma boa escolha, ao escolher este programa. Com as comunidades existentes em vários países, você terá um bom suporte na hora das dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de