quinta-feira, 14 de julho de 2011

Worms para sistemas embarcados.

O usuário do fórum Embedded Design India, S. Nagaraj, recentemente ganhou uma competição pelo melhor post, comentando um assunto importante para os desenvolvedores de software embarcado: a existência de um worm que ataca este tipo de software.
Trata-se do worm stuxnet, um worm bem sofisticado: ele ataca CLP's de sistemas de controle industriais, tentando roubar informações sobre a planta. Os alvos deste worm são indústrias de óleo, gasolina, energia elétrica ou nuclear. Ano passado a Fox news noticiou a invasão de usinas nucleares no Irã com este worm.
O worm, depois de se instalar no sistema, é capaz de criar uma conexão com um servidor remoto, para onde ele envia todas as informações coletadas e pode receber comandos. Quem precisa de James Bond hoje em dia?
Nagaraj faz uma interessante reflexão sobre a existência deste worm. Muitas vezes os desenvolvedores de sistemas embarcados não se preocupam muito com segurança. E a cada dia mais sistemas embarcados estão trabalhando conectados com a Internet. É uma boa hora para começarmos a nos preocupar com este tipo de ameaça, se nós não queremos criar dores de cabeça para nossos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de