terça-feira, 31 de maio de 2011

Google Wallet: pagamento por celular

A Google parece reunir uma grande quantidade de pessoas criativas nestes dias. A última idéia é a do Google Wallet, uma carteira eletrônica pelo celular: todas transações comerciais serão feitas através de um aplicativo no celular.
Segundo o site EETimes India, é a NXP quem está auxiliando a Google com a parte de NFC (near-field communication), empresa esta que já atua na área de pagamento móvel, controle de acesso, infraestrutura de trânsito, autenticação de dispositivos e soluções eGovernment, tais como ePassport, carteiras de motoristas, carteiras de identidade e cartões de planos de saúde.
A aplicação da Google vai utilizar a solução de transação móvel da NXP, o NXP PN65 NFC, que inclui o controlador de rádio NFC, o elemento embarcado seguro e o software NFC em um simples dispositivo. O elemento embarcado seguro permite o pagamento pelo Google Wallet, e usa criptografia avançada para aumentar a segurança em tais transações.
Como é uma aplicação NFC, como o RFID, tudo que o usuário fará é aproximar seu celular de superfícies preparadas para a transação, e o pagamento poderá ser realizado. Não só pagamento, mas também cartões de desconto, pontos de fidelidade, etc. Se esta tecnologia pegar mesmo, não demorará muito para dados de carteira de identidade, carteira de motorista, CPF e outros também serem disponibilizados nesta forma...
O NFC de fato foi inventado pela NXP em 2002, a partir de uma combinação do RFID com tecnologias de interconexão. Em 2004 a NXP fundou o fórum NFC, para tornar a tecnologia mais conhecida e também torná-la padrão. Com a adoção da tecnologia pela Google, provavelmente a solução da NXP se tornará muito mais difundida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também poderá gostar de